Escolha uma Página

Os animais de estimação cada vez mais são tratados como membros da família e participam do cotidiano dos seus tutores, que nutrem um verdadeiro amor por esses peludinhos! Por isso, para muitos é difícil pensar sobre o momento da morte desses companheiros e, quando acontece, esse processo doloroso vem acompanhado de diversas dúvidas. Você já parou pra pensar o que fazer com seu pet depois do último suspiro dele? Você sabia que não é recomendado enterrá-lo em qualquer tipo de solo? Então calma que estamos aqui pra ajudar e aprendermos juntos!

 

Meu pet morreu em casa, o que fazer?

Existem algumas opções, públicas e particulares. No caso do serviço via prefeitura, cada cidade tem um protocolo. Por exemplo, em Santos/SP, a prefeitura disponibiliza o recolhimento em residência particular de forma gratuita, mediante agendamento com a empresa Terracom, encaminhando o corpo para cremação em São Paulo. Atualmente ainda não existe um projeto para a construção de um cemitério pet, como já vem ocorrendo em outras cidades.

A moradora de Santos e também nossa seguidora no Instagram, Desirée Romão, utilizou esse serviço e nos contou que tudo aconteceu bem rápido e sem burocracias. “O Bryan faleceu durante a madrugada, mas aguardamos amanhecer para acionar o serviço. Eles prontamente me passaram o procedimento, passo a passo. Tivemos que embalar o corpinho dele em um saco plástico e na hora da retirada o corpo foi colocado em um veículo refrigerado. Achei o serviço excelente, e o melhor é que é gratuito”.

Para entrar em contato com o Terracom de Santos, basta ligar para (13) 3229-7500.

 

Já em Campinas, recentemente foi aprovada uma lei que autoriza o sepultamento de animais domésticos de até 120 kg nos cemitérios municipais, em sepulturas, gavetas e outros espaços específicos do cemitério, que pertençam ao concessionário.

Essa lei tem sua importância também no aspecto ambiental, já que prevê a destinação adequada dos corpos dos animais.

 

Posso enterrar no quintal de casa?

Não é recomendado de forma alguma realizar o enterro de pets no quintal de casa, pois a decomposição pode atrair vetores de doenças e contaminar o lençol freático.

 

Quais as vantagens de contratar um plano funerário particular?

Além de utilizar serviço público, o tutor também pode optar por fazer um plano funerário para estar 100% preparado para este momento. Conversamos com a empresa Pet Memorial, que possui atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todo o Brasil e oferece suporte e facilidade neste momento tão difícil para os tutores.

Após a morte do bichinho é preciso entrar em contato com a empresa para a remoção domiciliar ou em clínicas veterinárias.

O velório pode ser feito na Capela com a imagem de São Francisco de Assis ou na Sala de Velório Ecumênica. O corpinho é preparado com todo respeito e cuidado e colocado em um caixão apropriado e acolchoado. O velório tem duração de 40 minutos e pode ser feito de forma presencial ou online, através de um link que é disponibilizado para a família acompanhar.

A Pet Memorial trabalha apenas com cremação e os tutores recebem as cinzas em uma urna ecológica.

 

Por que cremar é uma boa opção?

Cremar sempre será uma boa opção, pois além de ser um processo ecológico, não emite gases na atmosfera e nem odor, não contamina as águas e nem o solo, como acontece no caso de sepultamentos convencionais.

Para a família é o melhor a se fazer, pois além de ser mais em conta, não precisará se preocupar com manutenção, exumação e o que fazer com os restos mortais.

Já conhecia essas informações? Não deixe de compartilhar a matéria com o máximo de tutores para que todos consigam passar por esse momento difícil com o máximo de tranquilidade possível!

Para mais conteúdos como esse, siga também as nossas redes sociais:

Revisado por: Marina Camaño

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });