Escolha uma Página

Você já pensou em colocar o seu cachorro em uma creche? Essa opção tem se tornado cada vez mais atrativa para os tutores que passam longos períodos fora de casa durante o dia. No entanto, também existem diversas dúvidas e o receio se o cãozinho se adaptará a nova rotina e a convivência com os novos AUmigos.

Atualmente é possível encontrar diversas opções diferentes de creche, desde as menores e mais intimistas, até as superequipadas, com piscina, lago, um grande gramado, entre outras atrações.

Se você ainda tem dúvidas e receios sobre esse assunto, fique atento a essas dicas!

 

Quais os benefícios da creche para os pets?

A creche é um centro de convivência e bem-estar para cães e uma forma de cuidado e reeducação para algumas dificuldades e necessidades, concentrando em um só lugar: socialização, gasto de energia física e mental e exercícios de comandos básicos. Tudo isso mediado por uma equipe qualificada. É também conhecida como uma saída para tutores que passam o dia fora de casa. Alguns dos benefícios que a creche pode trazer para os pets:

  • Conexão com os seus instintos: possibilita que eles expressem comportamentos naturais, oferecendo diferentes tipos de atividades, recursos e estímulos onde eles possam suprir suas necessidades sociais, físicas, sensoriais e cognitivas, de forma segura e responsável, acompanhada de forma integral. Traz equilíbrio para a vida do cão, prevenindo dificuldades comportamentais, especialmente as relacionados ao acúmulo de energia;
  • Socialização com outras pessoas: ajuda com que criem vínculos de segurança além dos seus tutores e assim prepara para a ausência deles e garante uma hospedagem de bem-estar quando necessário;
  • Ajuda nos casos de ansiedade de separação: estimula que o cão tenha diferentes vínculos, auxilia na dependência pelos tutores e traz a referência de um ambiente onde ele reconhece como segunda casa e a equipe como segunda família;
  • Tem o papel de suporte: muitas vezes conseguem relatar observações que os tutores não percebem dentro de casa, podendo investigar as causas para oferecer o cuidado veterinário necessários. Além disso, assim como o para nós humanos, exercício físico regular também impacta diretamente na longevidade e saúde física para os cães.

 

Quais atividades são oferecidas?

A rotina de atividades na creche de pets funciona assim como em uma escola de crianças, de forma organizada, trazendo objetivos que garantem novas aprendizagens, bem-estar e segurança do grupo:

  • Socialização;
  • Gasto de energia físico;
  • Enriquecimento Ambiental = EA cognitivo, sensorial e alimentar;
  • Pequenos circuitos;
  • Descanso;
  • Treinos básicos.

 

Como escolher a creche ideal para o pet?

Muita atenção ao escolher uma creche para seu cachorro! Primeiramente solicite uma visitação ao local e verifique como funciona o esquema de segurança/portas. A segurança deve estar em primeiro lugar!

Questione sobre a rotina, como funciona a divisão de cachorros para cada momento dela. Além disso, procure saber como é feita a adaptação. Esse momento é muito delicado e precisa ser respeitado com olhar individualizado pois cada cachorro tem seu tempo.

Por fim, é importante questionar também como funciona a rotina da hospedagem e se os cães ficam com supervisão e companhia por tempo integral e se existem adestradores, veterinários responsáveis ou até parceria com algum hospital veterinário para um rápido socorro em uma emergência. Essas perguntas te ajudam a entender o ambiente que seu bichinho irá frequentar e dão mais segurança nesse momento de separação entre cão e tutor.

 

Todos os cães podem frequentar creches? 

A creche é um lugar de socialização e bem-estar. No entanto, nem todos os cães estão aptos ou entendem essa rotina como bem-estar e por isso é tão importante apresentar o mundo para seu dog da forma mais variada possível no início da vida, fazer passeios diários, socializá-los com pessoas e outros cães e ensiná-los que está tudo bem ficarem na sua ausência.

Alguns requisitos comuns exigidos para frequentar uma creche são:

  • Apresentar todos os indicadores de bem-estar (ficar confortável no ambiente, beber água, se alimentar, se sentir seguro, fazer xixi e cocô, cheirar e deixar ser cheirado etc.);
  • Vacinas obrigatórias – V8 ou V10 e Raiva;
  • Para maior segurança do seu cachorro, também é sugerido as vacinas Tosse de Canis e Giárdia;
  • Vermifugação e controle contra pulga e carrapatos obrigatórios;
  • Machos precisam ser castrados;
  • Fêmeas não pode estar no período do cio;
  • O pet não pode apresentar reatividade com pessoas e/ou outros cães.

Esses requisitos podem apresentar diferenças de acordo com o local. Por isso, antes de decidir colocar seu cãozinho em uma creche é muito importante verificar se ele atende todas as exigências.

 

Nossa experiência

Apesar do Armandinho e a Nina terem uma vida bem agitada e sociável, decidimos colocá-los na creche Turma Dog Brown, para ver como eles se sairiam em uma experiência longe de nós e de grande interação com outros pets. Além disso, já havíamos pesquisado os diversos benefícios que a convivência na creche pode proporcionar. E já adianto, tivemos resultados totalmente diferentes com cada um deles.

Durante os meses que eles frequentaram o lugar, pude perceber que a Nina não se adaptou a nova rotina, pois ela é totalmente dependente de nós. Observei nos vídeos e fotos que as cuidadoras mandavam que ela estava sempre procurando uma saída, dispersa e sem interagir com os outros pets.

Por outro lado, o Armandinho teve resultados bem positivos dessa experiência! Senti que ele ficou muito mais brincalhão com a Nina em casa e com outros pets nos lugares que frequentamos. Ele se mostrava super empolgado quando deixávamos ele lá e nem olhava pra trás!

Após esse período de adaptação, o Armandinho seguiu frequentando a creche por mais algum tempo, enquanto a Nina voltou a ficar em casa com a gente, ambiente onde ela se sentia mais confortável.

 

Essa matéria foi escrita com a orientação da proprietária da creche Turma Dog Brown, Camila Scorza.

 

O seu cãozinho frequenta alguma creche? Nos conte sua experiência nos comentários!

Para mais conteúdos como esse, siga também as nossas redes sociais:

Escrito por: Marina Camaño

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });