Escolha uma Página

Casal cria canal ‘pet friendly’ para ajudar donos de animais em SP

O amor pelos cachorros e o desejo de conhecer pessoas que compartilhem desse sentimento incentivaram o casal Patrícia e Mateus Santana a criarem o perfil ‘Eu, Você e os Pets’ em uma rede social, em 2016. Mas, com o tempo, eles notaram a necessidade de um site especializado, com dicas de locais ‘pet friendly’ na Baixada Santista, em São Paulo.

De acordo com Patrícia, eles perceberam que não existia um lugar onde todas as dicas estivessem reunidas, facilitando o acesso à informação. Hoje, o casal tem mais de 19 mil seguidores no Instagram e usa as redes sociais para indicar bares, restaurantes, cafés e lojas que aceitem a presença de cachorros e gatos.

“Temos dois cachorros, o Armandinho e a Nina, que são nossos filhos. Eles são dois yorkshires de dois e quatro anos. Nós fazemos tudo pensando neles, então, sempre procuramos lugares onde possamos levá-los. Mas, no começo, era bem complicado”, explica Patrícia.

De acordo com ela, os poucos lugares que aceitavam cachorros separavam uma mesa à parte para os donos, o que sempre desagradou o casal. Além disso, eles tinham que telefonar para vários estabelecimentos até encontrar o ideal. “Decidimos usar o Instagram para trocar experiências e informações com outros donos, além de dar dicas sobre locais bacanas para levar nossos pets”.

Mateus reforça que, quando começaram o projeto, não era comum estabelecimentos aceitarem a presença de animais, mas garante que a situação está melhorando. Para ele, os locais estão se adaptando e buscando atender esse novo público. “Ainda tem gente que torce o nariz e nos encara. Mas acredito que estamos ajudando as pessoas ao reunir essas informações em um só lugar”.

Desde então, o que era um hobby se tornou uma importante prestação de serviço para o público, que agora encontra facilmente as indicações. Patrícia ainda resolveu criar uma página no Facebook, que já conta com milhares de curtidas, um canal no YouTube e um site, para organizar toda a informação.

“Eu faço uma postagem todo dia, seja com dicas de restaurantes, fotos, alertas ou curiosidades. Tento variar e ser bem informativa. Nós tomamos o cuidado de indicar apenas produtos e lugares que gostamos e acreditamos, por isso que o pessoal participa e interage com a gente”.

Patrícia também grava vídeos para o Facebook, com dicas de como fazer uma escadinha para os cachorros, como colocar cinto de segurança e até dicas para proteger os animais dos barulhos dos fogos de artifício. “Um vídeo que viralizou foi sobre petiscos naturais e refrescantes para o verão. Tivemos mais de 100 mil visualizações em apenas 15 dias”, comemora.

O casal resolveu ir além da Baixada Santista, e agora posta até dicas de viagens. Ela conta que seu público sempre pergunta sobre pousadas e atividades para levar os pets. “Quando viajamos, fazemos vários vídeos, porque sempre tem conteúdo. Quando fomos para Brotas [SP], eu falei da trilha, cachoeira e até rafting que fizemos com eles”.

O casal garante que a satisfação do trabalho é receber mensagens de seus seguidores agradecendo por todas as dicas. “É supergostoso poder compartilhar e trocar informações. É bacana ajudar quem nos segue”, finaliza Patrícia.

Matéria completa: No Site do G1

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });