Escolha uma Página

A utilização de cotonetes e pinças para limpar os ouvidos dos cachorros ainda é muito comum e, apesar de parecer inofensiva, pode causar muitos danos aos pets. O veterinário da Virbac, Dr. Ricardo Cabral, fala sobre o assunto e explica como realizar essa limpeza corretamente

A higiene do ouvido dos cães deve ser um item de atenção para os tutores, a fim de evitar uma série de doenças relacionadas à saúde auricular dos pets. Entre as complicações mais comuns está a Otite Canina, que nada mais é do que uma inflamação do conduto auditivo, que causa incômodos e dores. Ela pode ocorrer na região externa, interna, no meio do canal auditivo ou até mesmo em apenas uma orelha. “Se o tutor observar vermelhidão, excesso de cera, odor forte ou mudança no comportamento do pet, como balançar muito a cabeça ou coçar as orelhas repetidamente, deve saber que esses são sinais para levá-lo no veterinário”, recomenda Ricardo Cabral, veterinário da Virbac – indústria farmacêutica veterinária especialista em saúde animal.

 O acúmulo de sujeira facilita o desenvolvimento de inflamações e infecções por fungos e bactérias, que causam a Otite Canina, e por isso a limpeza auricular é de extrema importância. “O grande problema é que muitos tutores acreditam que a melhor forma de limpar os ouvidos dos cães é utilizando cotonetes e pinças, e isso pode não só machucar as orelhas, como também empurrar a cera ainda mais para dentro do ouvido, agravando os riscos de inflamações auriculares”, alerta Cabral.

 Como fazer a limpeza de forma correta?

“Assim como a higiene bucal, a higiene auricular deve ser incluída na rotina semanal do pet, sendo que o dono deve utilizar apenas produtos para retirar cera, chamados ceruminolíticos. No mercado, o tutor encontra opções para uso rotineiro, indicado para a limpeza regular e neutralização de maus odores das orelhas dos cães”, explica Cabral.  

Para a aplicação do produto, Cabral indica seguir os seguintes passos:

– Coloque o cachorro deitado no colo de forma que seja possível visualizar o conduto auditivo;

– Aplique a quantidade suficiente do produto no conduto auditivo, seguindo a orientação do fabricante;

– Massageie a base da orelha para que o produto possa entrar com mais facilidade;

– Limpe o pavilhão auricular com algodão umedecido com o próprio produto.

“O produto ceruminolítico dissolve a cera e conforme o animal balança a cabeça, o excesso de conteúdo e sujeira naturalmente são expulsos, dispensando a necessidade do uso de cotonetes ou outros objetos”. Essa limpeza pode ser realizada 1 vez por semana ou a cada 10 dias.

Outro ponto de atenção para manter a saúde auricular do pet é proteger muito bem os ouvidos dele na hora do banho para evitar a entrada de água. “Isso porque a umidade facilita a proliferação de fungos e bactérias. ´Portanto, deve-se colocar sempre protetores ou um chumaço de algodão em cada orelha, além de secar muito bem a região após o banho”, indica Cabral.

Pauta enviada por: Agencia BCBiz

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });