Escolha uma Página

Médica veterinária dá dicas para manter a higienização do cão em dia, sem estresse!

 

Nina esperando pra tomar banho em casa

 

A higiene dos cães é fundamental para que permaneçam saudáveis, longe de sujeiras e enfermidades. Por isso, é imprescindível organizar uma rotina para manter os cuidados com a pele e pelo do pet em dia.

Muitos tutores têm receio da “hora do banho”, alguns acham que o animal poderá ficar estressado, outros acreditam que é preciso uma verdadeira força tarefa para realizar o procedimento de maneira adequada.

Porém, além de fundamental para higienização do pet, esse pode se tornar um momento especial de interação entre o tutor e o cão. Para auxiliar nessa tarefa, a médica veterinária e Gerente de Produtos da Ceva Saúde Animal, Priscila Brabec, separou oito dicas que irão facilitar o banho em casa. Confira.

Preparação é tudo: 

Os cães são curiosos e arteiros por natureza, então antes de levá-lo ao o banho separe todos os itens que você precisará, como shampoo, escova, toalha, algodão, entre outros. Depois, leve o pet para o local escolhido, que deve ser um espaço seguro e tranquilo para o procedimento, como por exemplo o box do banheiro.

Vá com calma: 

Os animais percebem o estresse do tutor. Por isso, é importante manter-se tranquilo durante o processo, ou o cão pode ficar receoso. Se essa é a primeira vez que ele está tomando banho em casa, é fundamental que o tutor comece o procedimento aos poucos, mostrando ao pet o que está acontecendo, e principalmente associando o momento a algo positivo.

Proteja as orelhas do pet: 

Sempre proteja a orelha (ouvido) do pet. Para isso, utilize um chumaço de algodão dentro de cada orelha. Isso irá evitar que a região fique úmida ou que entre água, o que pode estimular o surgimento da otite canina. Não esqueça de remover cuidadosamente o algodão ao final do banho e higienize o local com produtos específicos para a região.

Cuidado com a temperatura:

A água muito quente pode agredir e ressecar a pele do cão. Dessa forma, o ideal é que o banho seja feito com temperatura levemente morna. Isso também tornará o momento mais agradável para o pet.

Hora do shampoo:

Para higienização, molhe o pelo e espalhe suavemente o shampoo, massageando o corpo do animal cerca de 5 a 10 minutos. Isso ajuda na distribuição e na ação do produto. Cuidado para não deixar a espuma cair nos olhos e boca do cão. Na sequência, enxague com bastante água e remova todo o shampoo.

Atenção a secagem:

Utilize uma toalha para retirar o excesso de água, faça isso sem friccionar muito a pele e os pelos. Depois, caso necessário, termine o procedimento com o auxílio de um secador caseiro. Mas, atenção, o aparelho deve ser usado a uma distância de 30 cm e com a temperatura fria para que não agrida e resseque a pele do pet.

Escovar é preciso:

Para finalizar, escove o pet suavemente com uma escova ou pente próprio. O procedimento deve ser realizado com bastante cuidado evitando puxar demasiadamente o pelo do cão, especialmente caso existam nós na pelagem.

Torne o banho especial:

Associe o período antes e depois do banho com outras interações agradáveis como mimos, carinhos e petiscos. Isso fará com que se torne um momento prazeroso de brincadeira e carinhoso entre o tutor e o pet.

Sobre a Ceva Saúde Animal

A Ceva Saúde Animal é uma multinacional francesa, comprometida com o desenvolvimento de produtos inovadores para o mercado de saúde animal. A empresa, que está presente em mais de 110 países, foca sua atuação na produção e comercialização de produtos farmacêuticos e biológicos para animais de companhia e produção. Mais informações em: www.ceva.com.br

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });