Escolha uma Página

Santos, a primeira cidade do Estado de SP a permitir cães na praia e a terceira do Brasil!

Representantes humanos e caninos do Movimento “Vai ter cachorro na Praia Santos” junto com Prefeito de Santos Rogério Santos

16 de novembro de 2021 – Foi Sancionada a lei 1140/29 pelo Prefeito Rogério Santos, que dá à cidade de Santos o título de 3ª praia do Brasil e a 1ª do Estado de São Paulo que autoriza cachorro na praia!

Esse dia entrou pra história e é uma honra a nossa família “Eu, Você e os Pets” fazer parte disso tudo! Desde março de 2019, quando iniciamos essa luta ao lado de outros tutores de pet, posso afirmar que vestimos a camisa literalmente e fomos até o fim. Caminho longo, difícil, polêmico. Quanto aprendizado, quantos obstáculos! E não é à toa que uma das palavras mais faladas durante a cerimônia foi: PERSISTÊNCIA!

A partir do dia 01 de Janeiro de 2022 a lei entra em vigor. Nas próximas semanas deverá sair a regulamentação com local, horários e regras! Por mais lugares Dog e Pet Friendly! E assim, mais uma vez, nós “Eu, Você e os Pets” fizemos nossa parte e fortalecendo ainda mais o Turismo Pet Friendly!!!

Patricia e Mateus, tutores do Armandinho e da Nina @euvoceeospets

APOIO DA CLASSE MÉDICA E VETERINÁRIA

Conta também, com o apoio de diversos profissionais da Saúde – humana e canina, que de forma reiterada garante a segurança do acesso de cães saudáveis à praia.

Dr Jean Gorinchteyn – Secretário de Saúde do Estado de São Paulo – infectologista nos hospitais Albert Einstein e São Camilo, e no Instituto de Infectologista Emilio Ribas – Centro de referência internacional em infectologia, formado pela Universidade Mogi das Cruzes em doenças infeciosas, doutorando em neurologia experimental pela Unifesp, com mais de 20 anos de atuação como médico e professor.
Dr. Evaldo Stanislau – médico infectologista – Doutor da Divisão de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do HC-FMUSP, professor universitário e diretor da Sociedade Paulista de Infectologia.
Prof. Dr. Alexander Welker Biondo – foi ele quem esteve na Audiência Pública sobre o PL em questão – médico veterinário Diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba, cuja experiência na área de Patologia Clínica Veterinária e Biologia Molecular, com ênfase em saúde pública e vigilância ativa de zoonoses, é bastante conhecida.
Dra Shelly Oliveira – médica veterinária e nutricionista veterinária
Luísa Mell – é uma ativista, apresentadora, atriz e escritora brasileira.
Paula Clery H. Santolaya – bióloga marinha e mentora da @ricolixo
Dra Márcia Baptista – médica veterinária e bióloga
Alexandre Rossi (@alexandrerossi_oficial )Zootecnista, Mestre em Psicologia e Graduado em Veterinária.
Marina Volanski – Zootecnista, mestre em ciências veterinárias, adestradora
Dra Juliana Stephani – Médica Veterinária
Dra Priscila Jens – médica veterinária e especialista em dermatologia
Agatha Augusto – bióloga e pós graduanda em comportamento animal

 

APOIO DE EMPRESAS E ONGS

SAIBA MAIS

A Prefeitura de Santos sancionou, nesta terça-feira (16), lei complementar que autoriza cães na praia, a partir de 1º de janeiro de 2022, em um projeto-piloto, com área delimitada e uma série de regras. O Município será o primeiro do Estado de São Paulo a permitir a circulação dos animais em trecho da praia.

A Lei Complementar n° 1.140, decorrente do Projeto de Lei Complementar n° 29/2019, de autoria do vereador Adilson Junior e aprovado no último dia 19 de outubro pela Câmara, foi promulgada pelo prefeito Rogério Santos em ato no Salão Nobre do Paço Municipal durante a tarde desta terça-feira (16), com a presença de diversas autoridades e integrantes do Movimento Vai ter Cachorro na Praia.

Uma comissão, coordenada pelo secretário municipal de Governo, Flávio Jordão, e composta por infectologistas, médicos veterinários, representantes de universidades, de movimentos de proteção animal e das secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Segurança irá trabalhar para criar as regulamentações que estarão em vigor em 1° de janeiro de 2022. Serão definidos o local do projeto-piloto, os horários em que serão permitidas a presença dos cães e outras medidas.

Vale destacar que neste ano, conforme a legislação municipal vigente, os animais não podem ingressar na faixa de areia, com pena passível de multa ao proprietário e até apreensão do animal.

No País, Rio de Janeiro e Natal já permitem a circulação de cães na praia.

 

O prefeito Rogério Santos destacou que Santos tem a tradição de buscar a convergência dos interesses dos munícipes e que a conduta pioneira no projeto-piloto será um exemplo para todo o País. “Será a primeira cidade que fará uma pesquisa de fato sobre toda divergência que existe quanto à relação do pet estar na praia ou não”.

Uma pesquisa, nos seis primeiros meses com os cães na praia, irá acompanhar a saúde dos animais, a qualidade da areia no local permitido e nos que não são permitidos, e será feito também o monitoramento da água do mar. A Guarda Municipal atuará na orientação e na fiscalização.

O local do projeto-piloto, conforme destaca o secretário Flávio Jordão, vai ser definido em conjunto pela comissão. “Já existe a indicação de um local, mas a gente prefere que todos possam se debruçar no tema e que a gente possa escolher o melhor lugar para fazer esse estudo com muita tranquilidade”, disse.

O médico veterinário Eduardo Filetti, um dos integrantes da comissão, ressaltou que será de fundamental importância a boa conduta dos tutores dos animais, limpando as fezes e respeitando as regras de horários para que o projeto-piloto seja um sucesso e a iniciativa se expanda. “Nós queremos que o projeto dê certo”.

Uma das representantes do Movimento Vai ter Cachorro na Praia em Santos, Patrícia Camargo, ressaltou no evento que, além dos benefícios aos animais e tutores com a liberação do espaço, Santos deverá ter um incremento do turismo.

“O turismo ‘pet friendly’ tem crescido demais. Recentemente uma pesquisa do Google disse que houve aumento de 238% na busca por locais e hotéis ‘pet friendly’. O site www.hoteis.com também teve 300% de aumento na busca por hotéis que aceitam pets. Inúmeros estudos apontam o aumento do turismo pet friendly e Santos sendo a única praia do Estado e a terceira do Brasil a aceitar, com certeza vai atrair muita gente”, disse.

Um dos encontros oficiais do movimento “Vai ter cachorro na praia Santos”

 

NOSSO MOVIMENTO INCENTIVA E QUER PRAIA LIMPA!

Realizamos e participamos de Mutirões de Limpeza, eventos e ações ligadas ao tema:

Mutirão de limpeza https://www.instagram.com/p/BxitAeKADdP/

Dia Mundial dos Oceanos, encerrando a Semana do Meio Ambiente em Santos https://www.instagram.com/p/Byu-VZzgKab/
Mutirão de limpeza na praia e na Ilha da Urubuqueçaba com o Instituto Mar Azul e Associação Santista de Longboarder https://www.instagram.com/p/CRJxXSXAP7d/

Conforme a lei complementar n° 1.140, que acresce o artigo 294-A à Lei n° 3.531, de 16 de abril de 1968, do Código de Posturas dos Municípios, a circulação de cães ficará condicionada à identificação do animal por coleira ou plaqueta própria, constando o nome e o telefone de seu tutor; à carteira de vacinação atualizada; ao comprovante de vermifugação; à presença de seu tutor maior de idade; ao comportamento sociável do animal e a não estar no período de cio ou pré-cio.

O tutor fica obrigado a recolher, imediatamente, as fezes de seu cão e descartá-las em local apropriado, sob pena de multa.

Será permitido o uso dos chuveiros da orla da praia pelos cães na área demarcada para presença dos animais.

O órgão responsável pelo controle de balneabilidade das praias deverá realizar, mensalmente, coleta e análise da qualidade sanitária da areia da área demarcada pelo Poder Público.

O resultado das análises mensais da qualidade sanitária das areias deverá ser divulgado no site oficial da Prefeitura e publicado no Diário Oficial do Município.

Santos tem uma série de atuações que são referências para defesa e bem-estar animal. O Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, criado por lei em 2011, é uma dessas medidas. Os recursos arrecadados garantem parte dos serviços prestados, como castração gratuita (4,5 mil castrações por ano) e outros serviços.

A Prefeitura também tem o Programa Minha Escola Respeita os Animais (Mera), em que unidades de ensino são visitadas e o tema bem-estar animal é abordado.

A iniciativa Rolê Animal possibilita às pessoas passearem com cães abrigados na Coordenadoria de Defesa Animal (Codevida), incentivando a adoção. A Aconchego Felino possibilita passar algumas horas com um gato, com o mesmo objetivo, de futuras adoções.

 

Fonte: Santos.gov.br

 

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });