Escolha uma Página

Uma cidade mais PetFriendly ❤️🐾 Finalizamos esse lindo projeto em Socorro com o coração cheio de alegria, gratidão e orgulho de ver que em 4 meses conseguimos mudar muitas coisas na cidade, contribuindo para o turismo e para a economia do município! Só quem vive pra cima e pra baixo com os Pets, sabe o quanto essas mudanças fazem toda diferença!

Parabéns a equipe da Secretaria de Turismo de Socorro, Astur e Comtur pela iniciativa, parabéns a todos os empresários que participaram dos treinamentos e acreditaram no projeto! OBRIGADA pela oportunidade de fazer parte desse projeto lindo e que ainda está preparando muitas novidades para os turistas e moradores da cidade!

Bolo Pet para comemorar o Lançamento “Socorro Destino PetFriendly”

Cidade do Circuito das Águas Paulista lança o projeto “Socorro Destino Petfriendly”

Com treinamento, capacitação do trade, validação com selo, engajamento dos empresários e incentivo público, Socorro quer se tornar “a cidade mais petfriendly do Brasil”

Uma iniciativa arrojada, diferente do que existe, que irá elevar o município para outro patamar de turismo. É esta a proposta do projeto Socorro Destino Petfriendly, da Estância Hidromineral de Socorro  cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo. Com diagnóstico, treinamento, capacitação do trade, validação com selo, engajamento dos empresários, ações sociais e incentivo público, Socorro quer ser “a cidade mais petfriendly do Brasil”.

O lançamento do projeto aconteceu no último domingo, no Parque da Cidade “João Orlandi Pagliusi, com um evento que teve inúmeros expositores do segmento, entrega dos primeiros selos, presença de influencers e um divertido encontro de pets.

Patricia Camargo – Eu, Você e os Pets, Ana Luiza Russo – presidente da ASTUR, Centro Pitauá recebendo o selo, Simones – Astur, Ana Paula Monteio – secretária de turismo da Estância Hidromineral de Socorro.

As empresas locais presentes puderam evidenciar os serviços e produtos para o mercado pet, bem como o potencial. Para se ter ideia, de acordo com pesquisa de mercado Euromonitor International, o setor de acessórios e alimentos para animais de estimação cresceu 87%, nos últimos cinco anos. E a expectativa é boa: pelo levantamento do Instituto Pet Brasil o setor de produtos e serviços para pet, puxado pelo faturamento do pet food, deve chegar a um faturamento de R$ 46,5 bilhões em 2021. O valor total do ano foi elaborado com base no primeiro trimestre e representa uma alta de 13,8 % em relação a movimentação do ano passado.

Outra novidade, prevista para ainda este ano, é o ParCão, cuidadosamente planejado e pensado para promover horas de convívio, passeio e diversão para os pets. O espaço público e gratuito – com 1.400m² – contará com playground para os animais, bebedouro e local de sombra. Será dividido em duas áreas: uma destinada aos de pequeno porte e outra para médio e grande. Entre as regras, será obrigatório que eles estejam saudáveis, vacinados, vermifugados e livres de parasitas. “Será o primeiro parque público voltado exclusivamente para pets da cidade, o que é um grande avanço para os moradores e turistas. Ele representa a integração harmoniosa”, afirma Ana Paula Monteio, secretária de turismo da Estância Hidromineral de Socorro.

O processo

Há anos, a cidade já acompanha e se adapta a essa gradual tendência do perfil atual das famílias brasileiras, que têm grande influência na relação entre humanos e pets. Houve um aumento de casais que preferem não ter filhos, ou só um, por exemplo, e procuram a companhia de um pet. De acordo com o IBGE de 2018, há mais animais de estimação do que crianças nos lares brasileiros.

Capacitação para empresários da cidade

Além disso, existe o reconhecimento dos benefícios da interação entre humanos e animais, que são considerados como membros da família. Na estância, os pets sempre foram bem-vindos e recebidos. Mas a ideia agora é ir além e, de uma forma mais efetiva, oferecer bem-estar, conforto e segurança aos pets e aos tutores. “Socorro já saiu na frente porque recebe os pets, mas vamos mudar a chave do aceitar pet para ser petfriendly”, diz Patricia Camargo, especialista em petfriendly do Eu, Você e os Pets, responsável pela consultoria do projeto.

 

 

 

 

 

 

O projeto está na terceira fase, que consiste na validação e conquista do selo petfriendly. Para isso os estabelecimentos precisam atender requisitos básicos, ter um padrão mínimo de qualidade, que variam com o setor. O diferencial é que os empresários precisaram passar por uma capacitação, que inclui treinamento geral para todos os setores, um focado em lazer, um em hospedagem e outro em gastronomia. “Muitos estabelecimentos dizem ser petfriendly, mas na verdade não entendem o que significa. Então, esclarecemos e orientamos sobre o que precisa ser, ter e oferecer”, explica Patricia.

A certificação passa confiança e irá assegurar aos turistas que todos os lugares que tiverem o selo do projeto, passaram por treinamento e adaptaram os estabelecimentos para receber de forma adequada os pets. “Socorro não sai distribuindo selos, como acontece em outras cidades, pelo contrário, faz questão de treinar as pessoas para que os estabelecimentos o conquistem”, ressalta a consultora. O selo estará em lugar visível na entrada do estabelecimento e indicará de forma objetiva como o animal pode ser conduzido.

Foram produzidos treinamentos específico para cada setor

Com este projeto, Socorro quer ser um destino procurado pelos tutores que desejam viajar com os pets. As buscas no Google por hotéis com serviços petfriendly cresceram 300% para viagens, de março a setembro de 2020. Já o Hoteis.com, revelou no final de 2020 que 82% dos brasileiros pretendem viajar com seus animais e que 67% dos entrevistados já levaram seu companheiro de estimação em uma viagem.

Essa movimentação, aliada ao nicho pet brasileiro, é um mercado próspero, repleto de possibilidades, que cresceu ainda mais incentivado pela pandemia. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), no Brasil existem mais de 140 milhões de animais de companhia; deles mais de 55 milhões são cães, 40 milhões são aves (tanto ornamentais, como as calopsitas, quanto passeriformes canoros, que podem ser definidos genericamente como “os passarinhos que cantam”) e quase 25 milhões de gatos. Há ainda 19,4 milhões de peixes ornamentais e 2,4 milhões de “outros animais”, categoria que engloba desde pequenos mamíferos, como hamsters, coelhos e porquinhos da Índia, até répteis e anfíbios.

“Socorro Destino Petfriendly” é uma realização da prefeitura da Estância Hidromineral de Socorro, Conselho Municipal de Turismo e Associação de Turismo da Estância de Socorro, com consultora e equipe especializadas.

Alguns registros feitos pela Patricia Camargo mostrando algumas conquistas:

 

 

 

 

 

.

É um projeto viável, possível e bem estruturado. O termômetro do sucesso dele será com a adesão e comprometimento cada vez maior dos empresários e estabelecimentos, que entendem a necessidade de investir neste nicho de mercado”, diz Ana Luiza Russo, presidente da ASTUR.

 

Leia mais: Shopping Moda de Fábrica, em Socorro, é o primeiro centro de compras da cidade a conquistar selo petfriendly

 

Pautas enviadas por: Vanessa Giannellini | Scheilla Lisboa – VGCOM – Assessoria de Imprensa – ASTUR | Associação do Turismo de Socorro

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });