Escolha uma Página

Hoje (27) é comemorado o Dia Mundial do Turismo! Essa data comemora a atividade turística, que é uma das mais importantes no setor econômico do nosso país e tem grande impacto na geração de empregos e renda.

E nesse dia não tem como não falar sobre o Turismo Pet Friendly, um nicho que vem crescendo cada dia mais. Os números comprovam o quanto os pets estão incluídos nas viagens em família! Inclusive na pandemia, os bichinhos foram importantes companhias durante o isolamento social e isso só fortaleceu esse crescimento de mercado.

Uma pesquisa feita com usuários da plataforma Hoteis.com revelou que, ao final de 2020, 82% dos brasileiros gostariam de viajar com os pets, enquanto 67% já haviam viajado com seus bichinhos. Além disso, outra pesquisa realizada pela Decode, mostrou que a busca online pelo termo “hotel pet friendly” aumentou 238% na pandemia e “como levar cachorro no avião” teve um aumento de 170%.

Com isso, nasceu a necessidade das cidades e do comércio em geral se adaptarem a esses novos membros das famílias brasileira: os pets.

No ramo do turismo mais ainda, atualmente existem opções de hospedagens pet friendly para todos os gostos, como campings, pousadas, hotéis 5 estrelas, resorts, até motorhome, além de hotéis superbem preparados para receber esses hóspedes mais que especiais, e possuem pet park, piscina pet, entre outras atividades que incluem os pets.

Além disso, já existem algumas praias brasileiras que aceitam (por lei) receber os pets: as praias de Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP), São Vicente (SP) e todas as praias do Estado de Pernambuco. Isso torna esses lugares um grande atrativo turístico para as famílias com pets!

Toda essa mobilização está chegando inclusive ao poder público, que vêm se empenhando em acompanhar essa tendência. Em março deste ano São Paulo ganhou o primeiro Guia Pet Friendly oficial do Estado, uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP) para incentivar que mais lugares adaptem a cultura pet friendly!

E ainda no último ano, o Governo do Estado do Rio de Janeiro criou o selo PET Friendly – Amigo dos Animais, que mapeia os estabelecimentos que estão preparados para receber e acolher os animais de estimação. Cidades como Socorro, interior de SP e Santos, litoral de SP, também estão apostando preparando as cidades para receber bem os pets através de consultoria e treinamento especializada.

A empresária e tutora, Patrícia Camargo, dos canais “Eu, Você e os Pets” é a responsável pela consultoria no projeto pet friendly dessas cidades. Ela acredita que entender esse público é fundamental para receber bem. “Hoje, quem viaja com seu pet escolhe o destino avaliando o quão pet friendly ele é! Então, a movimentação que essas cidades estão fazendo faz toda diferença no acolhimento desse público”, declarou.

Além de realizar um trabalho profissional tornando os municípios prontos para receber as famílias multiespécies, a Eu, Você e os Pets, tem acompanhado desde 2016 esse nicho do turismo, validando, incentivando e mapeando os melhores destinos pra ir com pet por todo o Brasil. Responsável por um dos maiores Guias de Lugares e Viagens Pet Friendly produzidos no país, o canal dos dogs influencers Armandinho e Nina já possui mais de 45 roteiros de viagens e mais de 150 estabelecimentos que aceitam pets visitados e auprovados!

Então não tem jeito, é preciso se adequar para atender esse novo público e não ficar pra trás! Afinal, os pets estão preparados pra colocarem as patinhas na estrada!

Escrito por: Marina Camaño

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });