Escolha uma Página

Setembro é o mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, conhecida como Setembro Amarelo. Para prevenir esse problema, o cuidado com a saúde mental deve ser priorizado e o seu aliado nesta batalha, pode estar mais próximo do que você imagina.

Quem tem um animal de estimação sabe que em alguns momentos de estresse, eles são os únicos que conseguem nos acalmar. Basta um olhar e um carinho, que nossos bichinhos conseguem tornar tudo melhor! Muitos já salvaram vidas e recebemos relatos emocionantes constantemente atrás das nossas redes sociais!

E você sabia que esse efeito é cientificamente comprovado? Isso mesmo! A convivência com os pets melhora a qualidade de vida dos humanos e pode aliviar sintomas de estresse, ansiedade e depressão.

Além disso, a Associação Americana do Coração concluiu que ter um pet, principalmente um cachorro, diminui o risco de problemas cardíacos devido ao aumento da atividade física, ajuda a reduzir a pressão arterial, o colesterol e a emagrecer.

Pet Terapia

De olho em todos esses benefícios, ainda existe uma prática em que especialistas utilizam os pets para obter melhoras na saúde dos pacientes. A terapia assistida por animais (TAA) é um tipo de terapia complementar que inclui o uso de animais em um tratamento, com o objetivo de melhorar o funcionamento social, emocional ou cognitivo do enfermo.

O TAA é comumente usado em situações de longa estadia nos hospitais e tratamentos mais invasivos, como é o caso do câncer, por exemplo. O contato com os peludinhos ajuda a confortar e criar um momento tranquilo, sem foco na doença.

A pet terapia também é utilizada em tratamentos que não envolvem hospitalização, como no caso de tratamentos de ansiedade e depressão, entre outros transtornos psicológicos e em casas de repouso para idosos.

Em Santos, cidade do Armandinho e da Nina, cães da Guarda Civil Municipal (GCM) estão sendo preparados para atuar com pacientes de hospitais, asilos e entidades assistenciais que lidam com pessoas com deficiência. Os cãezinhos, Hórus, Ozzy e Logan, concluíram este mês o curso para atuação terapêutica e já estão prontos para levar muito carinho e bem-estar aos pacientes santistas.

Ainda na Baixada Santista, Camila Santana e Diogo Amparo, tutores dos pet terapeutas, Mel e Boris, têm uma história curiosa sobre como conheceram essa prática.

“Conhecemos a Pet Terapia por acaso em 2019, recebemos uma mensagem pelo Instagram de um rapaz comentando que era cadeirante e gostaria muito de conhecer o Boris, pois gostava da cor do pelo dele. Achamos inusitado e combinamos uma visita até a casa do rapaz. Ele então nos apresentou um projeto que participava e quando vimos, já estávamos fazendo a Pet Terapia sem perceber”, afirmou Camila.

Após isso, Mel e Boris não pararam mais. Os goldens fizeram o treinamento básico e desde então visitam diversas instituições santistas, levando alegria aos que precisam.

“Vieram convites para visitas em instituições de tratamento de câncer e, logo após, o convite da marca Origens, para representarmos a marca no projeto “Nutrindo Amor”, visitando asilos, casas de repouso e se estendendo a escolas de crianças autistas como Apae e por fim, visitas a hospitais como a Beneficência Portuguesa”, completou.

Pets na pandemia

A adoção de animais de estimação, cresceu muito durante o período de isolamento causado pela pandemia da Covid-19. Um estudo realizado no Reino Unido com mais de 5 mil voluntários, provou que ter um bichinho contribuiu para diminuir o estresse mental das pessoas nesse momento conturbado da história.

Além disso, os pets também tiveram um papel importante da vida das crianças e jovens durante a pandemia. Uma pesquisa realizada com 2 mil pais e mães dos Estados Unidos e Reino Unido revelou que entre os entrevistados, 83% sentiram que os cães e gatos ajudaram os filhos a se sentirem menos solitários e ajudou a reduzir a ansiedade. Ainda, 56% afirmaram que ter um animal em casa ajudou a melhorar o desempenho acadêmico dos filhos.

Outro estudo, feito pela associação de proteção animal “Patas para Você”, pontuou 7 benefícios dessa relação:

  1. Aumenta a autoestima;
  2. Promove a união familiar;
  3. Combate o sedentarismo;
  4. Fortalece a imunidade;
  5. Estimula a sociabilidade;
  6. Combate a ansiedade infantil;
  7. A rotina fica mais divertida!

Definitivamente, essa parceria só traz vantagens, tanto para os humanos quanto para os pets! Conta para a gente aqui nos comentários, como a presença do seu bichinho te ajuda no dia a dia?

Escrito por: Marina Camaño

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });