Escolha uma Página

Com a chegada da primavera, é comum que as pessoas enfeitem mais suas casas, muitas vezes com o uso de plantas e flores. Além disso, passeios ao ar livre se tornam mais frequentes e o contato com a natureza também! Mas para quem tem um pet, é preciso ter muita atenção! Isso porque existem diversas plantas que são tóxicas para os animais de estimação.

É preciso ficar de olho e evitar que seu peludo ingira qualquer tipo de planta desconhecida. Por isso, para te ajudar, separamos um guia com algumas plantas que é melhor que o seu pet mantenha distância!

Confira:

Comigo-ninguém-pode

Essa planta possui uma substância (oxalato de cálcio) que pode irritar a pele e mucosas dos pets e, se ingerida, pode até ser fatal.

Lírios

Essas flores possuem ativos tóxicos em seus caules e sementes, causam irritação nos olhos, mucosas, dificuldade para engolir, graves problemas respiratórios, alteração nas funções renal e neurológica dos pets.

Antúrio

Possui o Oxalato de Cálcio em todas as partes, podendo causar: diarreia, salivação excessiva, inchaço dos lábios e garganta, asfixia e muito mais.

Costela-de-adão

Além dos sintomas citados da comigo-ninguém-pode, podem gerar coceira, paralisia na língua e vômitos.

Copo de Leite

Mesmo sendo muito popular, essa planta é muito venenosa e possui um alto grau de toxicidade.

Aloe Vera (Babosa)

Embora apresente muitos benefícios para nós humanos, é muito tóxica para os pets, pois a ingestão da seiva presente nas folhas dessa planta causa vômitos, diarreia, tremores e irritação do aparelho digestivo dos cães.

E tem muitas outras que também devem ser evitadas, como:
  • Ficus Lyrata
  • Jiboia
  • Caladium
  • Hera
  • Espada de São Jorge
  • Samambaia
  • Violeta
  • Hibisco
  • Avenca
  • Tulipa
  • Cica

Mesmo com a supervisão, acidentes podem acontecer, então ao presenciar o seu pet ingerindo alguma dessas plantas, é importante procurar um veterinário imediatamente.

Os sinais clínicos podem variar de acordo com a planta e a quantidade ingerida, então, se possível, é importante informar qual a espécie que o seu bichinho entrou em contato, para que os sintomas possam ser tratados com mais eficiência.

No entanto, o melhor mesmo é prevenir. Caso tenha alguma planta tóxica em casa, deixe o vaso em um lugar que seja fora do alcance do pet e retire a planta de um jardim ou quintal que ele tenha acesso.

Todas as informações mencionadas neste post foram revisadas e aprovadas pela bióloga Ágatha Augusto.

Confira nosso post no Instagram e compartilhe essas informações com seus amigos tutores!

Conta aqui nos comentários, você tem alguma dessas plantas na sua casa?

Escrito por: Marina Camaño

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });