Escolha uma Página

A maior dificuldade que os tutores têm é sem dúvidas ensinar o pet a fazer as necessidades no lugar certo! Essa tarefa exige paciência, disciplina e muita persistência!

É desanimador chegar em casa e se deparar com uma poça de xixi fora do lugar determinado, mas não pense que seu animalzinho nunca vai aprender. Existem diversas técnicas que podem ajudar nesta missão e vamos te ajudar! Vamos lá?

Defina o local

É importante escolher um local fixo e, de preferência, longe dos potes de água e comida. No início, é indicado escolher mais de um local e, aos poucos, ir diminuindo até que sobre apenas um. Isso ajuda a manter o cheiro do cãozinho em um só lugar, facilitando a associação.

Crie uma rotina

Em alguns momentos do dia o seu cãozinho está mais propenso a fazer xixi ou cocô, como: ao acordar, depois de comer, depois de beber água e depois de brincar. É importante sempre depois desses momentos levar o cão ao espaço determinado como banheiro para que ele possa fazer suas necessidades.

Invista no reforço positivo

Os tutores devem supervisionar sempre que possível para que o cachorro não erre. No entanto, caso ocorra um acidente, não dê muito foco para a repreensão, o melhor a se fazer é reforçar positivamente os acertos. Então dê petiscos, faça festa, dê carinho ou qualquer outra coisa que seu bichinho goste quando ele fizer o xixi e o cocozinho no lugar certo!!!

Tapete higiênico lavável

Tem quem use jornal e tapetes descartáveis, mas uma ótima dica é utilizar os tapetes higiênicos laváveis da Pipi Bob. O Armandinho e a Nina usam e funciona muito bem, até poque eles têm costume de viajar muito e estar sempre em novos lugares.

Esses tapetes são ótimos pois absorvem muito bem e são de fácil lavagem, além de ajudar a economizar e produzir menos lixo! O material feito de feltro consegue manter o cheiro do animal, para que eles sempre associem e voltem a fazer xixi no mesmo local. O famoso “marcar território”!

A empresária Vivian Volpi, responsável pela marca, afirma que, além de ser uma opção econômica e ecológica, é também muito prática para quem gosta de levar o seu pet a passeios e viagens! “Hoje em dia a maioria dos tutores levam o cachorro aonde vão, então, ao chegar em um local desconhecido e cheio de cheiros estranhos, basta estender o Pipi Bob e o seu animalzinho já saberá onde fazer xixi, pois é o tapete que ele sempre usa”.

Receita mágica

Outra dica, é uma receitinha mágica que postamos a algum tempo em nosso canal do Youtube e é um dos vídeos mais vistos, com quase 100 mil visualizações!

Essa misturinha tem um cheiro que incomoda o olfato do cachorro e ajuda com que ele evite o lugar borrifado. Confira:

 

Outras dúvidas que costumam surgir:

Idade faz diferença?

É mais fácil ensinar um filhote, pois ele não tem um histórico de erros, diferente de cães mais velhos. Porém, cachorros de qualquer idade podem aprender se o tutor se envolver no processo e se dedicar nesse ensinamento. Então mesmo que o seu cachorro seja um pouco mais velho, não desista!

Quando o trabalho do adestrador é necessário?

Na questão de fazer as necessidades no lugar correto, o que o adestrador faz é orientar, dar dicas e ensinar o melhor caminho aos tutores. No entanto, quem fará efetivamente o trabalho, é o tutor, pois ele está com o pet durante todo o dia e deve se certificar de aplicar os aprendizados corretamente.

Todas essas dicas foram dadas pela adestradora Fabiana Mazzola.

O que achou dessas dicas? Tem alguma outra técnica que você utilizou com o seu pet? Deixe aqui nos comentários!

Escrito por: Marina Camaño

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });