Escolha uma Página

A Copa do Mundo e o final de ano já estão em contagem regressiva, e sabemos que os fogos de artifício são muito usados nessas comemorações. Suas luzes, cores e barulhos impressionam a plateia que para pra assistir ao espetáculo.

 

No entanto, para os pets, esse pode ser um momento de muito medo e ansiedade, podendo causar até o óbito. Isso porque, para eles, os fogos são algo imprevisível, para o qual eles não estão preparados e, por isso, não sabem se causarão algum mal. Além disso, a audição canina é 10 vezes mais sensível que a humana, então os sons se tornam muito mais assustadores.

É preciso estar atento também, pois o pet pode ter uma mudança de comportamento. Há alguns anos, o Armandinho era muito tranquilo com o barulho dos fogos e não demonstrava medo. De uns tempos pra cá, ele passou a ter medo de sons altos, como fogos e trovões. Então mesmo que você conheça seu cãozinho, é bom estar pronto para lidar com comportamentos inesperados.

Confira abaixo algumas dicas que separamos para vocês:

Fique com ele em casa

Parece óbvio, mas se o pet demonstra qualquer comportamento de incomodo, é importante reforçar que não se deve levar o bichinho para o local onde terá queima de fogos. O ideal é que o tutor faça companhia para ele em um ambiente fechado e seguro, com as portas e janelas bem fechadas para minimizar o barulho externo e evitar possíveis fugas.

Do mesmo modo, é necessário analisar se o lugar escolhido é realmente seguro, pra evitar qualquer acidente, pois alguns pets ficam muito estressados, pulando, arranhando e procurando algum jeito de fugir.

Crie um ambiente seguro

Se possível, é importante ficar com o pet na própria casa, onde ele está acostumado e se sente mais seguro. Porém, se for imprescindível estar em outro ambiente, tente passar a sensação de segurança. Brinque com ele, distraia e invista em atividades que o façam gastar energia antes e durante. Para abafar o som dos fogos, você também pode ligar a TV ou colocar música calma em um volume um pouco mais alto. Alguns canais de TV preparam uma programação especial para os pets nessas datas! Fique atento!

Faça associações positivas

Mantenha uma atitude tranquila e positiva, para que o pet saiba que está tudo bem. Além disso, é importante em todos os momentos da vida do pet, desde filhotinho, fazer associações positivas em situações de barulho como fogos e trovões. Ofereça um petisco, faça brincadeiras e não incentive o medo. É importante que ele entenda que o barulho é algo normal e faz parte da rotina.

Abafadores de ouvido

Outra dica é usar fones de ouvido especiais para cães ou pedaços de algodão para ajudar a abafar o som externo. É importante que o cão esteja previamente acostumado ao uso, para que ele não estranhe e esse seja mais um estresse. Lembre-se também de retirar o algodão do ouvido do animal depois do uso.

Uso de calmantes e suplementos

Uma dica muito bacana é usar calmantes fitoterápicos, medicamentos naturais à base de plantas que possuem as mais diversas indicações. Todo ano, uns 20 dias antes do réveillon eu início o uso dessa fórmula da Drogavet – Farmácia de Manipulação Veterinária e sempre vejo resultados no Armandinho e na Nina. Já usei até antes de viagem de avião. Dessa forma, o uso pode ajudar a combater ou diminuir o estresse e a ansiedade do seu peludinho.

Já a Avert oferece um suplemento chamado Quetin que tem como objetivo prevenir respostas comportamentais ao estresse decorrente de estímulos como barulhos altos e perturbadores e o indicado é iniciar cerca de 40 dias antes do evento ou o quanto antes possível.

Outra opção é o Adaptil, do laboratório Ceva, que é um calmante natural que proporciona bem-estar e ajuda os cães a passarem por situações estressantes. Esse produto reproduz o odor que as cadelas produzem durante a amamentação e faz com que os cães se sintam seguros e protegidos. Ele pode ser usado tanto através de um difusor (igual aos de repelentes de insetos), quanto em spray, que deve ser borrifado em um objeto que ficará perto do pet.

Consulte o seu veterinário de confiança antes de introduzir qualquer novo medicamento na rotina do pet.

Truque do pano

Você sabia que existe uma técnica de amarração para amenizar o estresse dos doguinhos durante a queima de fogos? Esse truque foi criado para ser usado inicialmente em cavalos, mas ao ser feito nos cães, o resultado também foi muito positivo!

Para fazer, basta amarrar um pedaço de pano ao redor do corpo do animal, envolvendo o peito e o dorso no sentido transversal. Em seguida, é só fazer um nó, sem apertar tanto e nem deixar frouxo.

Foto retirada do site www.aicveterinaria.ind.br

Confira o passo a passo completo e outras dicas no vídeo que gravei com a médica veterinária Shelly Oliveira, clicando aqui.

Petlove lança movimento social #Chegadefogos

Em parceria com potências da proteção animal, como AMPARA Animal, Instituto Luisa Mell e Delegado Bruno Lima, a Petlove lançou o movimento #Chegadefogos, para conscientizar, promover informações, dar dicas de proteção e acolhimento aos pets, esclarecer dúvidas e mitigar os riscos desse problema.

A marca pretende apoiar e divulgar, junto aos institutos de proteção animal citados anteriormente, um abaixo assinado que cobra fiscalização e medidas mais rígidas na indústria que produz fogos de artifício. O objetivo é que, após o ciclo de assinaturas, o documento seja compartilhado com os órgãos competentes para as tratativas necessárias do ponto de vista legal.

Como divulgação do movimento, entre os dias 29/11 e 5/12, a Petlove vai estampar espaços públicos – e de destaque – das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro com vídeos e manchetes que retratam o pânico de fogos de artifício que aflige os pets.

Para saber mais, clique aqui.

Agora que você está preparado, é só curtir muito esse fim de ano ao lado do seu filhotinho de quatro patas!

O seu pet também tem medo de fogos? Qual a sua técnica para acalmá-lo? Conte aqui nos comentários a sua experiência para ajudar outros tutores!

Revisado por: Marina Camaño

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });