Escolha uma Página

Nos dias de hoje, cada vez mais os pets são considerados como verdadeiros membros da família. É muito difícil desgrudar dos nossos peludinhos, pois queremos compartilhar com eles todos os nossos momentos de felicidade e lazer, não é mesmo?

Observando essa mudança de comportamento dos tutores, ainda mais pós pandemia, onde nossos laços com os pets fortaleceram, lugares como restaurantes, shoppings, hotéis, lojas, entre outros, estão abrindo as portas para receber esses novos clientes de 4 patas.

E a nossa família multiespécie, através do “Eu, Você e os Pets” desde 2016 mapeia estabelecimentos para o nosso “Guia de Lugares e Viagens Pet Friendly” e podemos confirmar essa mudança. É cada vez mais fácil encontrar um bom lugar para passear ou viajar na companhia do Armandinho e da Nina!

Armandinho e Nina no Hotel Sítio Castelinho

Porém, nós tutores e responsáveis pelos bichinhos, precisamos dar bons exemplos e ter boas maneiras para que a gente consiga conquistar mais espaços e ter mais opções pet friendly. Infelizmente tenho que afirmar para vocês que já tivemos que retirar locais do nosso site, pois o estabelecimento teve uma péssima experiência com algum tutor “sem noção” que fez com que ele tomasse essa decisão. E aí quem perde? Todos nós!

Pensando nisso, preparamos 10 DICAS de como frequentar um local pet friendly, para fazermos bonito e seguirmos conquistando mais espaços para curtir com os nossos bichinhos!

Confira:

1. Tenha cuidado com a saúde

Vacinas, antipulgas e carrapatos, vermifugação e cuidados com a higiene do pet é de sua responsabilidade e precisa estar em dia para preservar a saúde dele, de todos os outros animais e do ambiente. Ademais, para alguns passeios, é necessária a apresentação de carteirinha de vacinação em dia.

 

2. Mantenha o ambiente limpo

Na hora do passeio, leve sempre saquinho de lixo ou cata caca para recolher os dejetos do seu pet. Além disso, leve itens que forem necessários para manter a limpeza, como por exemplo: lenço umedecido, tapete higiênico, papel toalha, produto de limpeza etc. Uma prática que adotamos na hora de passear pelas ruas com Armandinho e com a Nina, é levar numa garrafinha pet um pouco de desinfetante veterinário e utilizar pra jogar no local que fizeram o xixi.

Lembre-se que é sua responsabilidade recolher e limpar xixi e cocô do seu pet. Utilize a guia para guiar os passos do seu pet, evitando que faça xixi no portão dos outros, em sacos de lixos em que os lixeiros irão colocar a mão, jardins decorativos etc.

3. Prepare o pet antes de frequentar lugares

Socialize o pet desde pequeno com outros cães e humanos. Eduque seu cão, ensine a ele comandos básicos – são importantes ferramentas de controle e que vão ajudar em qualquer passeio e situação.

Antes de entrar em qualquer estabelecimento comercial, parque ou praia, certifique-se que seu pet já fez as necessidades e que está com a energia ideal para esse lugar.

Fique de olho no comportamento do seu pet, se ele está confortável e curtindo o rolê. Alguns cães não gostam de locais fechados, com música ou com muita gente. Prefira sentar-se em locais menos movimentados e que não são passagem. Quanto mais tranquilo o local, mais fácil do cão manter-se calmo, o ambiente organizado, e o passeio confortável para todos.

Além disso, o uso de tapetes/colchonetes de passeio ajuda o cão a entender qual é o espaço que ele deve ocupar.

Dessa forma o passeio será mais tranquilo e agradável pra ele e pra você.

Kit Rolê Pet Friendly by EU, VOCÊ E OS PETS! Peça o seu diretamente conosco!

 

4. Respeite o espaço das pessoas e as regras

Entenda que nem todo mundo quer animais por perto, respeite o espaço das pessoas e os limites dos lugares. Tenha controle sobre seu pet, para que ele não vá atrás ou pule em outras pessoas, nem as incomode. Nesse sentido, também é importante controlar latidos excessivos, a fim de preservar o bem-estar do seu pet e do ambiente em geral. Além disso, é fundamental verificar as regras de cada local e as leis e normas da sua região. O descumprimento delas pode ocasionar multa, além de causar mal-estar entre as pessoas do local.

5. Tenha bom senso

Por questão de higiene e bom senso, nos estabelecimentos, o pet não deve ser alimentado com a comida servida à mesa, não deve subir ou colocar qualquer parte do seu corpo sobre a mesa e nem utilizar de utensílios e louças que não forem destinados a ele! Previna-se e já saia de cada com tudo que seu pet for precisar: potinho de água e ração, ração/comida, petiscos, etc. Se for acomodá-lo em algum móvel, utilize o tapete pet para não correr o risco de danificar ou sujar.

Armandinho e Nina visitando a La Bannofferia em Santos

6. Mantenha o seu pet na guia

Por mais que você conheça o comportamento do seu pet, nunca se sabe como ele vai reagir em um ambiente novo, principalmente na presença de outros animais. Então, o mais seguro para o seu bichinho e para os outros, é sempre mantê-lo na guia. Desse jeito, você pode controlá-lo em uma reação inesperada e protegê-lo caso outro pet se exalte, além de não correr o risco de ele fazer algum xixi ou cocô e você não ver.

 

Outras dicas:

7. Conheça o comportamento do seu pet pra identificar qualquer tipo de alteração e interfira imediatamente;

8. Na hora dos petiscos e brinquedos, não deixe que isso vire uma disputa com outros cães, e na hora da brincadeira observe se o seu pet não está sendo inconveniente;

9. Para os passeios em locais abertos, como orla da praia, praia e parques, evite os horários quentes onde temos altas temperaturas que podem causar sofrimento para o seu bichinho;

10. Identifique seu pet, o uso de plaquinha/tag de identificação com nome e contato do tutor, é de extrema importância para a segurança dele.

Finalmente, se todos colaborarem em criar um ambiente de convivência agradável, com certeza mais portas abrirão para receber nossos filhos de 4 patas. Estamos todos juntos nessa luta por mais lugares pet friendly!

Eaí, curtiu essas dicas? Compartilhe com seus amigos o post que fizemos para o Instagram e comente aqui embaixo algum comportamento entre tutores que você acredita que precisa melhorar!

Para mais conteúdos como esse, siga também as nossas redes sociais:

Escrito por: Marina Camaño

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });