Escolha uma Página

Você já passou algum susto com seu pet em casa? Mesmo que a gente tente ao máximo evitar que algo aconteça com nossos filhos de 4 patas, é difícil estar de olho o tempo todo. Os pets são curiosos e, hora ou outra, podem acabar sofrendo algum acidente, então é imprescindível saber como agir nesses momentos!

Saber realizar os primeiros socorros de maneira correta pode ajudar o seu bichinho a se recuperar mais rápido ou até mesmo pode ser o que o salvará de uma fatalidade. Já passamos alguns sustos aqui em casa com Armandinho e Nina viu! Haja coração!!!

Vamos lá, preparados pra saberem quais são os principais acidentes que acontecem com os pets em casa e o que devemos fazer?

 

Primeiros Socorros

Os primeiros socorros devem ser utilizados como um cuidado para amenizar o sofrimento do seu bichinho e evitar o agravamento até chegar ao especialista. Dessa forma, tenha sempre em mãos o contato e o endereço do hospital veterinário 24 horas mais próximo de onde você esteja, inclusive em passeios e viagens, para tornar o socorro mais ágil.

Além disso, recomendamos sempre ter o contato de um médico veterinário de confiança, que conheça o histórico do animal, para que o diagnóstico possa ser dado com maior precisão.

Quando o Armandinho teve um engasgamento esse ano e acabou sofrendo uma queda de pressão, a rápida orientação da veterinária dele foi essencial para tomar a melhor atitude e depois correr para o hospital veterinário.

 

Abaixo listamos cinco situações emergenciais mais comuns de quem tem pet em casa e as orientações adequadas para cada uma delas!

 

Cortes

Caso ocorra um corte, é possível fazer a limpeza do machucado utilizando água corrente e sabão neutro para tirar a sujeira do ferimento e, logo após, use soro fisiológico com o auxílio de uma gaze para fazer uma limpeza mais profunda e evitar infecções. Em caso de sangramento, utilizar um pano limpo para pressionar o machucado e estancar a hemorragia.

 

Fraturas

As fraturas normalmente ocorrem em caso de atropelamentos ou quedas. Nesse tipo de emergência, o ideal é que o tutor coloque algodão ao redor, formando um acolchoado, cobrindo o membro e em seguida uma atadura, sem fazer muita compressão para não piorar a lesão. Após isso, encaminhe diretamente ao veterinário.

 

Intoxicação ou envenenamento

O envenenamento é mais comum de ocorrer com pets que tenham acesso a rua, então é importante primeiramente evitar que isso ocorra.

Se o pet entrou em contato com algum produto tóxico dentro da própria casa, é importante verificar o produto, o tempo e a quantidade ingerida, para que essas informações possam ser passadas ao veterinário, a fim de chegar a um tratamento adequado. Nunca tente induzir o vômito, pois ao fazer o conteúdo retornar pelo caminho do estomago, o dano causado pelo veneno pode ser maior.

Em caso de exposição externa a um produto tóxico, como produtos de limpeza e outros químicos, siga as orientações do rótulo, realizando a limpeza indicada. Em caso de reação alérgica, levar imediatamente ao veterinário.

 

Engasgamento

Se o pet se engasgar, não é indicado remover o objeto por conta própria. Isso porque o animal pode ficar agressivo e tentar morder ou o tutor pode acidentalmente empurrar o objeto para mais fundo da garganta. O que pode ser feito, é o mesmo procedimento em casos de engasgamento de humanos, uma manobra conhecida como Heimlich.

Para isso, segure o pet com as costas apoiadas em seu peito. Em seguida, abrace-o com as mãos abaixo das costelas e faça força, pressionando para cima, com o objetivo de empurrar o que quer que esteja obstruindo a via respiratória do seu cão.

 

Queimaduras

Em caso de queimaduras, lave o local com água fria corrente por alguns minutos, para resfriar o local e aliviar a dor e em seguida cubra o ferimento com um pano limpo. Não utilize pomadas, pasta de dente ou qualquer remédio caseiro. Leve o pet para uma clínica veterinária e siga as orientações.

 

O que não fazer?
  • Não tente seguir receitas caseiras sem indicação
  • Não utilize álcool para limpar ferimentos, olhos ou boca do animal
  • Nunca medique seu animal sem orientação veterinária
  • Não tente remover cacos de vidro, pregos, entre outros objetos estranhos por conta própria

Por fim, em todos esses casos, a dica mais importante é manter a calma! O desespero pode te levar a tomar decisões precipitadas, que podem piorar o estado de saúde do animalzinho.

 

Tenha um kit de primeiros socorros
  • Spray antibactericida
  • Soro fisiológico
  • Gaze
  • Atadura
  • Esparadrapo
  • Algodão
  • Termômetro

Ao garantir o socorro correto em cada situação, você minimizará o sofrimento do seu pet e garantir uma melhor recuperação!

Os primeiros socorros não dispensam o atendimento especializado de um médico veterinário, então em caso de acidentes sempre encaminhe o seu animal a uma clínica, para uma avaliação completa do caso.

Essa matéria contou com a colaboração da médica veterinária Paola Américo, da CLINVET 24h – Hospital Veterinário de Santos.

Para mais conteúdos como esse, siga também as nossas redes sociais:

Escrito por: Marina Camaño

 

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });