Escolha uma Página

Uma das dúvidas que mais recebemos quando vamos viajar com o Armandinho e a Nina é sobre o que levamos na mala de viagem deles. Por isso, resolvi montar um checklist para ajudar vocês a não esquecer nenhum item na hora de ir viajar. Afinal, eles também merecem uma mala completinha, com tudo que é necessário para uma viagem tranquila e confortável, não é mesmo?

Dica: Antes de tudo, é preciso ter em conta que os itens da mala podem variar, dependendo do destino. Então verifique a temperatura do local que você irá viajar e também os passeios que devem ser feitos com eles, pois pode ser necessário adicionar mais itens para o calor ou o frio, por exemplo.

 

1. Potinhos para água e ração

Leve os potinhos em que o seu cão já está habituado a comer e beber. Com a mudança de rotina, pode ser que o seu pet fique mais resistente a se alimentar. Então, usar os recipientes que ele já está acostumado, pode ajudá-lo a manter os hábitos.

Além disso, é muito importante não mudar a alimentação ou a marca de ração do seu pet. Ele pode acabar resistindo ao alimento, ou pode resultar em alergias e diarreia.

Não esqueça de levar potinhos mais portáteis, fáceis de levar em passeios!

 

2. Guias e Coleiras

Esses acessórios quem mantem a segurança do seu pet na viagem precisam estar na mala também! Leve mais de uma opção para caso aconteça alguma coisa, você tem uma reserva. E junto, não esqueça do cata caca, para manter limpo qualquer ambiente.

Dica extra: Não esqueça de manter o animal sempre com a plaquinha de identificação na coleira, com nome e telefone para contato, pois é um item essencial para ajudar em casos de fuga ou qualquer outra emergência.

 

3. Caminha, tapete ou esteira

Seja em um hotel, casa ou durante os passeios, é importante que o pet tenha um lugar apropriado para descansar. Por isso, leve uma caminha, tapetinho ou similar, que caiba na bagagem e seu bichinho se sinta confortável. Isso pode fazer com que o animal se sinta mais seguro, ao identificar que ali é o cantinho de costume dele.

Caso o seu pet tenha costume de dormir com você na cama, sugiro você levar um lençol extra ou cobre leito, para evitar que suje ou espalhe pelos pelo enxoval do estabelecimento. Temos que dar bons exemplos, lembre-se disso! Pensar no coletivo é o que faz a diferença pra gente conquistar cada vez mais locais pet friendly.

Dica extra: Outro item que pode ser interessante levar, é uma escadinha dobrável, para ajudar o pet a subir e descer da cama, se ele está acostumado com isso, ajudando a evitar qualquer inconveniente ou acidente.

 

4. Itens de higiene

Após um dia de passeio em trilhas, praias ou algum lugar com mais natureza, o seu cão vai precisar de um bom banho. Então não se esqueça de itens como shampoo, toalhas, secador (confira a voltagem), pente, lencinho umedecido, escova e pasta de dentes, entre outros que achar necessário.

A rotina de higiene não pode ser interrompida por causa das férias. Tire um tempinho do seu dia para manter o seu pet higienizado, principalmente após algum passeio que possa sujá-lo.

 

5. Tapete higiênico

E por falar em higiene, leve sempre tapetinhos higiênicos, jornais ou qualquer “banheirinho” que o seu pet esteja acostumado, para que ele saiba onde deve fazer as necessidades.

Nas minhas redes, eu sempre indico o tapete higiênico lavável, Pipi Bob, que é o que eu levo nas viagens com o Armandinho e a Nina. Esse tipo funciona muito bem pois depois de usados, mantêm o cheiro da urina do animal, mesmo quando limpos. No entanto, esse cheiro só é perceptível a eles, ajudando na demarcação do banheirinho deles em qualquer lugar!

Dica extra: Não esqueça de levar panos e produtos de limpeza que tirem o cheiro do ambiente, para manter sempre o local limpo e cheiroso. A limpeza de xixi e cocô é responsabilidade do tutor, não do hotel!

 

6. Brinquedos

E é claro que nas viagens não pode faltar os brinquedos favoritos do seu pet! Em momentos de separação, nos passeios que não comportam pets, brinquedos ou ossinhos, serão o que o manterão mais calmo até a sua volta. Além disso, você pode aproveitar para se divertir em praias, parques ou lugares abertos, jogando uma bolinha para o cãozinho ir buscar.

Dica extra: Fique atento para levar brinquedos que não quebrem ou rasguem, para que seu pet não se engasgue e nem sofra qualquer outro acidente na sua ausência.

 

7. Carteirinha de vacinação

É sempre bom levar a carteirinha de vacinação atualizada do seu animal, pois pode ser necessário apresentá-la em alguma hospedagem ou passeio. Então para evitar qualquer situação desagradável, esteja sempre com ela em mãos!

E antes de fazer qualquer viagem, verifique se alguma vacina específica é necessária no destino. Nada de passar perrengue!

 

8. Kit farmácia

Nunca sabemos quando será necessário usar, então para casos de emergência, é sempre bom ter um kit de primeiros socorros por perto. Você pode colocar remédios do dia a dia, indicados por um veterinário, como por exemplo, para enjoo, vômitos, diarreia, probióticos, antialérgicos, compressas, soro fisiológico, pomadas veterinárias, repelente, protetor solar.

Dica extra: Tenha sempre em mãos o contato e endereço da Clínica Veterinária 24 horas mais próxima de onde você estiver, para qualquer atendimento de emergência.

 

9. Roupinhas e acessórios

Além de deixar seu bichinho arrumado, as roupinhas e acessórios também podem ser úteis, dependendo do destino. Se vamos a um lugar com água, levamos coletes salva vidas e roupinhas de banho, ou se o destino é frio, procuramos levar um moletonzinho, por exemplo. E não esqueça da mantinha na hora de dormir!!!

Claro, você também pode levar roupas bonitinhas para tirar fotos bem legais nas paisagens, nós amamos!

10. Você Sugere

Agora é sua vez! Acha que faltou algum item nessa lista? Escreva nos comentários para completar esse checklist e ajudar outros tutores!

 

E não deixe de conferir o vídeo que fizemos sobre o assunto em nosso canal no Youtube, clicando aqui.

Para mais conteúdos como esse, siga também as nossas redes sociais:

Escrito por: Marina Camaño

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });