Escolha uma Página

Os filhos de quatro patas com certeza são nossos eternos bebês! Por isso é muito difícil para um tutor aceitar que eles envelhecem com o passar dos anos. No entanto, é necessário saber dessa transição da vidinha deles, pois exige atenção e uma mudança nos cuidados. E nós vamos te ajudar nisso!

Aqui em casa, inclusive, demoramos um pouco para entender que o Armandinho já é um idosinho, afinal, ele já tem 9 anos! E a Nina não vem muito atrás, com seus 7 anos.

Inclusive existe na cultura popular, a ideia de uma contagem que é capaz de comparar a idade dos cachorros a dos seres humanos. Apesar de não ser uma ciência exata, é um método interessante para quem quiser ter uma ideia do envelhecimento do seu bichinho!

Créditos: https://zoowish.com/blog/

 

É importante estar atento aos sinais, para poder dar o melhor tratamento que o seu bichinho merece, em todas as fases da vida! Para ajudar nessa missão, conversamos com a veterinária, Shelly Oliveira, que respondeu algumas das principais dúvidas sobre o tema.

 

A partir de qual idade um cão é considerado idoso?

A idade em que um cão é considerado idoso pode variar. Cães de pequeno porte podem ser considerados da terceira idade a partir dos 7 anos, enquanto cães de grande porte já devem receber um olhar especial por conta da idade desde os 5 anos!

 

Quais as principais mudanças físicas e comportamentais que podem ser observadas no cachorro nessa fase da vida?

Mudanças físicas:

– Aparecimento de pelos brancos;

– Perda de massa muscular;

– Perda da audição;

– Diminuição da visão e aparecimento de catarata;

– Aparecimento de artrose e dificuldade na locomoção.

 

Mudanças comportamentais:

– Maior reclusão;

– Tempo de sono aumentado;

– Menos energia para atividades e brincadeiras.

Vale lembrar que essas mudanças podem variar de animal para animal, dependendo do estilo de vida, alimentação, histórico de doenças e estímulos de cada um.

 

Quais os principais cuidados que devem ser tomados nessa fase?

Os cuidados com os bichinhos devem ser contínuos desde filhotes até a fase mais madura. Então, independente da idade, é recomendável fazer check-ups completos anualmente, que são aquelas baterias de exames que incluem exames de sangue, urina, cardiológicos, ultrassom abdominal, entre outros.

Normalmente, esses exames devem ser feitos uma vez ao ano, porém, quando o cachorro atinge uma idade mais avançada, o tempo entre esses check-ups pode diminuir.

Esse acompanhamento ajuda a entender o corpo e as particularidades de cada animal. Um exemplo é a Nina, que mesmo novinha apresentou alteração cardiovascular e essa descoberta só foi possível graças ao acompanhamento constante feito da saúde dela.

O cuidado com a higiene bucal também é recomendado em todas as fases da vida, principalmente porque os cães idosos apresentam muitos problemas dentários por falta de cuidados ao longo da vida, como por exemplo tártaro e perda da dentição, que acabam influenciando muito na dificuldade na hora de se alimentar.

Além disso, cuidados para prevenir quedas são necessários. Mudanças dentro de casa para evitar que o animal pule de lugares mais altos, ocasionando quedas, pois assim como os seres humanos, eles vão ficando mais fraquinhos e frágeis. Evitar pisos escorregadios também é uma ótima maneira de preservar a saúde do pet.

Nessa fase também ocorrem algumas mudanças na alimentação, como por exemplo a introdução de rações do tipo sênior ou algumas dietas adaptadas pelo veterinário para cada caso. Inclusive temos planos de alterar a ração do Armandinho e da Nina ainda esse ano, para que eles passem a comer a sênior, que é a mais adequada para eles no momento.

 

Como garantir mais qualidade de vida?

Além de um acompanhamento próximo e check-ups periódicos, como já comentado, é necessário manter a atividade física com brincadeiras e passeios para que ele possa farejar e entrar em contato com outros cães, mantendo assim uma melhor saúde física e mental, sempre respeitando os limites do pet.

Em alguns casos, podem ser recomendado reposições e suplementos vitamínicos no caso do animal apresentar alguma falta devido a idade. Mas no geral, para cachorros saudáveis, uma boa alimentação equilibrada já é o suficiente para suprir todas as necessidades do cão.

Ao acompanhar e se adaptar à essa nova realidade do animal, é possível viver cada momento de maneira muito mais tranquila e prazerosa para o tutor e o bichinho.

O abandono de animais idosos ainda é uma realidade muito triste e a falta de informação e orientação é um agravante para isso. Por isso queremos ajudar a conscientizar cada vez mais tutores sobre a medicina veterinária preventiva, de modo a aumentar a qualidade de vida de todos nesse momento que saber que pode ser de dificuldades para todos.

 

Agora me conta aqui nos comentários, seu pet já está na terceira idade?

Escrito por: Marina Camaño

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });