Escolha uma Página

Se você convive com um cachorro, provavelmente já deve ter recebido os famosos “lambeijos”, não é mesmo? Apesar de comum, nem sempre os tutores conhecem os motivos por trás desse comportamento.

A princípio, você precisa saber que não existe apenas um motivo que leva os cães a lamberem seus tutores. Mas, hoje, você vai conhecer as possíveis causas desse comportamento. Confira!

 

Afinal, por que os cães lambem as pessoas?

Compreender o comportamento canino é fundamental para melhorar a relação entre você e seu pet, além de garantir mais qualidade de vida a ele. Então, chegou a hora de conferir os motivos que levam os cães a lamberem seus tutores.

 

Demonstração de carinho

Antes de tudo, você precisa saber que os cães são animais de matilha – isso significa que o seu cãozinho vê você como parte dessa dinâmica!

Dessa forma, ao ver você como alguém que promove amor, segurança e alimento, seu cachorro deseja retribuir tudo isso com pequenas atitudes no dia a dia, como a lambida – também conhecida como “lambeijo”!

Os cães não sabem demonstrar afeto da mesma forma que os humanos, por isso, a lambida é uma das maneiras que eles encontram para dizer que estão felizes com a presença dos seus tutores!

 

Chamar a atenção

Se o cachorro está se sentindo sozinho e deseja interagir com seu tutor, é provável que ele vá buscar essa atenção através das lambidas.

Esse é um dos métodos que os cães usam quando estão carentes, ou então, quando desejam chamar a atenção dos tutores para uma situação específica – como quando o comedouro está vazio ou quando ele quer brincar.

 

 

Colhendo informações

Assim como pelo olfato, com a lambida os cães conseguem descobrir o humor e o estado de saúde dos seus tutores, além de saber por onde e com quem eles estiveram.

Não é à toa que, quando recebemos visitas em casa, nossos cães decidem lambê-las. Eles colocam suas habilidades de detetive em prática para descobrir tudo sobre essas novas pessoas!

 

Sinal de ansiedade

Além dos motivos acima, a ansiedade também pode ser uma das causas por trás das lambidas dos cães.

Se, de uma hora pra outra, seu cachorro começou a te lamber mais do que o normal, pode ser que ele esteja com um acúmulo de energia que está resultando em um quadro de ansiedade.

Quando um cachorro está ansioso, a lambida vem acompanhada de outros sinais que devem ser analisados com atenção, como:

  • Latidos excessivos;
  • Destruição de objetos;
  • Lambedura persistente das patas;
  • Comportamento agressivo;
  • Necessidades no lugar errado;
  • Frequência cardíaca elevada;
  • Respiração ofegante;
  • Ansiedade de separação;
  • Medo de situações do cotidiano, como barulhos.

Ao notar que seu cãozinho está te lambendo com mais frequência, além da presença dos sintomas acima, é recomendado que você o leve para se consultar com um Médico Veterinário.

 

Como diminuir a ansiedade do seu cachorro

Solucionar a ansiedade dos cães nem sempre é uma tarefa fácil. Em muitos casos, os Médicos Veterinários podem recomendar a aromaterapia e até o uso de florais.

Porém, no dia a dia, é possível tomar algumas medidas para reduzir a ansiedade do seu pet. Confira:

  • Estabeleça uma rotina de passeios diários;
  • Dedique um tempo do seu dia para interagir com ele através de carinhos e brincadeiras;
  • Aposte no adestramento, ensinando comandos básicos como “senta” e “fica”;
  • Quando sair/voltar para casa, não faça “festa” para o seu pet ou prolongue as despedidas. Aja com naturalidade para que ele entenda essa situação como algo que faz parte da rotina;

Inclua o enriquecimento ambiental na rotina do seu cachorro com a ajuda de brinquedos e comedouros interativos.

Agora que você já conhece os possíveis motivos por trás dos “lambeijos”, ficará muito mais fácil entender o que seu cãozinho deseja te falar!

FONTE: Blog Petiko

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });