Escolha uma Página

Primeiro motivo: proporcional qualidade de vida para o seu pet! Você sabia que assim como nós humanos, os bichinhos também têm a possibilidade de contar com a medicina preventiva e poder monitorar a saúde durante toda a vida?

Através dos exames de checkup, que é aquela bateria de exames indicado pelo médico veterinário que cuida do seu pet, você poderá oferecer longevidade para o seu companheiro, evitar que ele sinta dor, sofra, e dependendo do caso pode até salvar a vida dele!

Por isso, é muito importante que sejam feitos check-ups regularmente, independente se eles forem filhotes ou idosos.

Foi através de check-ups que descobrimos algo estranho na região do coração da Nina que depois de exames e tomografia o diagnóstico foi aneurisma. E desde então, os cuidados estão redobrados pensando no melhor para ela. Foi também através desses exames periódicos que soubemos que o Armandinho desenvolveu “uma pedrinha” na bexiga, que pode causar muita dor e, quando diagnosticado no início, é possível tratar e ter um resultado positivo rapidamente.

Além disso, hoje na medicina veterinária já existem muitos especialistas, como por exemplo cardiologistas, oftalmologista, nutricionistas, e tantas outros prontos para cuidar do seu pet.

 

Para nos ajudar com esse tema, trouxemos a veterinária do Armandinho e da Nina, Shelly Oliveira, que esclareceu algumas dúvidas sobre esse assunto!

Então já anota essas dicas:

 

Quais exames são feitos normalmente em um check-up?

No geral, a demanda dos exames pode variar dependendo da idade do animal, histórico de doenças, entre outras situações. Alguns exames que, para Shelly, podem ser essenciais para avaliar a saúde do cão são: exame de sangue completo, exame de urina, ultrassom abdominal, ecocardiograma e eletrocardiograma.

“Se o animal tiver um bom clínico geral, isso já basta. Mas dependendo do estado de saúde, pode ser que o pet seja encaminhado também para outros especialistas, como oftalmologista, nutricionista e cardiologista”.

 

Qual a frequência ideal?

“A periodicidade varia de acordo com a idade do animal. Geralmente em animais jovens e saudáveis, uma vez por ano é suficiente. Conforme eles vão ficando mais velhos, a gente vai estreitando esse intervalo”, explica a veterinária Shelly Oliveira.

 

Quais sinais podem indicar que está na hora de fazer novos exames?

Já que estamos falando de check-up e prevenção, o ideal é não deixar o animal apresentar sinais de que algo está errado para fazer exames.

No entanto, se no intervalos entre as consultas o pet apresentar qualquer alteração no comportamento, não deixe para descobrir só nos próximos exames! “Se o animal parou de comer, está mais apático, apresentou alguma alteração no xixi ou cocô, lesões, tosse, cansaço…pode ser que esteja na hora de fazer novos exames”, afirma Shelly.

 

Como é a rotina de exames do Armandinho e da Nina?

Como falamos anteriormente, nós somos totalmente a favor da medicina preventiva e todos os anos levamos nossa duplinha para fazer uma bateria de exames, sempre com indicação prévia da veterinária.

Há quatro anos fazemos o check-up no Laboratório Veterinário Anclivet, uma clínica veterinária aqui de Santos. Uma dica que dou é, se possível, fazer os exames sempre no mesmo lugar, para ter acesso mais facilmente ao histórico de exames e também um acompanhamento contínuo de um lugar que já conhece a condição de saúde do seu peludo.

Em nossa última consulta fizemos os seguintes exames: ultrassom abdominal, eletrocardiograma, ecocardiograma, exame de sangue, urina e fezes e exames oculares.

Para que tudo saia como planejado, existe todo um preparo, como jejum, medicações, e alguns truques que registramos no vídeo abaixo, em nossa última consulta na Anclivet! Confira:

 

 

Cuidar da saúde do seu pet é a maior prova de amor que você pode dar a ele e a maneira de garantir que vocês irão passar muito mais anos juntinhos!

Qual foi a última vez que você levou o seu filhinho de quatro patas para fazer exames?

Clique aqui e confira também o reels sobre check-up que fizemos para o nosso Instagram!

Revisado por: Marina Camaño

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });