Escolha uma Página

A vacinação é um cuidado fundamental para manter a saúde do pet e de todos a sua volta. Esse gesto de amor ajuda a prevenir doenças graves, que podem piorar a qualidade de vida do cãozinho e até levar a morte.

Amanhã (9) é o Dia Nacional da Imunização, e para comemorar essa data tão importante, decidimos perguntar aos seguidores do Eu, Você e os Pets, quais as principais dúvidas sobre o tema.

Entrevistamos a veterinária, Shelly Oliveira, para esclarecer essas questões e complementar nossa última matéria sobre o assunto: “Vacinação dos cães: Você sabe a importância dela?”.

 

 

Quais vacinas são obrigatórias?

As vacinas obrigatórias são a V10 ou V8, que são as chamadas vacinas múltiplas, pois previnem uma série de doenças, e a da raiva.

A vacina da raiva inclusive possui uma campanha nacional, pois se trata de uma zoonose, que pode ser passada para os humanos, além de ser uma doença que não tem cura.

 

Qual a importância de tomar as vacinas que não são obrigatórias?

As vacinas não obrigatórias não são essenciais, mas podem ser tomadas para proporcionar uma segurança maior a animais que vivem em lugares com risco de exposição ou que vão fazer uma viagem a esses locais.

Algumas das vacinas não obrigatórias são a da gripe, giárdia e leishmaniose. Essas vacinas não previnem que o cachorro pegue as doenças, mas servem para diminuir os efeitos dos sintomas.

 

É preciso dar todas as vacinas anualmente?

As vacinas obrigatórias devem ser dadas todos os anos, sem exceção. No caso das não obrigatórias, a partir do momento em que você decide aplicar, também devem ser dadas anualmente para que não percam o efeito.

 

É preciso vacinar contra a giárdia todos os anos?

A vacina da giárdia não é obrigatória, portanto, só deve ser dada caso tenha indicação veterinária ou o tutor queira prover mais essa proteção ao seu bichinho. Uma vez aplicada, ela deve ser dada anualmente para que não perca o efeito.

 

Devo dar a vacina da leishmaniose?

A vacina da leishmaniose ainda gera algumas discussões entre a classe veterinária. Ela é indicada em regiões que são endêmicas da doença, no entanto, ela não protege sozinha e deve ser usada junto a repelentes de mosquito para atingir a eficácia necessária.

 
É normal aparecer um “calombinho” na pele do cachorro após a vacina?

Sim, essa é uma reação normal e inofensiva da pele. Normalmente ele some em poucas horas ou dias.

 

Meu cachorro não pode tomar vacina, e agora?

Mesmo que as vacinas sejam uma opção segura para manter o seu peludo protegido, existem alguns casos de cães em que não é recomendado dar a vacina, devido a problemas de saúde pré-existentes.

Para esses casos, existe um exame chamado Vaccicheck, em que é feito um exame de sorologia para conferir se o cão possui anticorpos para determinada doença. Se der positivo, ele não precisará tomar a vacina para a determinada doença testada.

No entanto, existem alguns adendos: o teste em questão tem um custo alto para ser feito, ainda não existem testes desse tipo para todas as doenças e ele deve ser feito anualmente. Logo, não é uma solução simples.

 

 

Por fim, não se esqueça que nenhuma leitura substitui uma visita ao seu veterinário de confiança! Pois apenas um profissional poderá orientar e indicar as melhores soluções para o seu bichinho, afinal, cada organismo é diferente.

E aí, o seu cãozinho já tomou todas as vacinas? Garanta já a carteirinha de vacinação do Eu, Você e os Pets para deixar tudo sempre em dia!

Esperamos ter esclarecido todas as dúvidas de vocês que nos acompanham, mas se ainda restou alguma, deixe aqui nos comentários para que possamos responder!

Escrito por: Marina Camaño

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });