Escolha uma Página

Para nós, tutores de pet, a palavra carrapato sempre causou aquele calafrio, não é mesmo? Só de pensar em nossos doguinhos infectados por esses parasitas, já sentimos até coceira!

Nas últimas semanas, a divulgação de diversos casos de febre maculosa vem chamando a atenção. A doença transmitida por carrapatos e apontada como a causa da morte de quatro pessoas no interior de São Paulo, também pode afetar a saúde dos bichinhos de estimação.

Mas será que nossos pets podem trazer a doença pra dentro de casa? Conversamos com a médica veterinária técnica da Ceva, Bianca Gutierrez, que esclareceu as principais preocupações sobre esse problema. Confira:

 

Quais carrapatos transmitem a febre maculosa?

No Brasil, a Febre maculosa é transmitida per vetores do gênero Amblyomma ssp., popularmente conhecidos como carrapato-estrela, frequentemente encontrado em áreas rurais e de mata.

 

Quais animais podem ser hospedeiros dessa doença?

Vários animais podem ser hospedeiros da doença, incluindo cavalos, capivaras, bois, aves, roedores e outros mamíferos como o cão e o gato.

O cachorro que tenha carrapatos pode transmitir febre maculosa?

Cães que têm contato com carrapatos infectados não transmitem a febre maculosa diretamente, mas podem carregar o carrapato estrela, que é o vetor da doença.

 

Cachorros podem contrair febre maculosa?

Sim, os cães podem ser afetados pela doença, apesar de ser raramente relatado em território nacional.

 

Como se proteger e proteger o pet de ser contaminado?

Algumas recomendações são importantes quanto a prevenção. Primeiro é importante redobrar o cuidado em regiões que o carrapato pode ser encontrado como: área de mata, gramado, pasto, beira de rios, lagos e locais com avulso de matéria orgânica. Principalmente se esses locais são frequentados pelos hospedeiros intermediários.

Aconselha-se usar roupas claras para ajudar na identificação do vetor, vestir calças, botas e blusas de manga comprida em aéreas de risco.

Além disso, é de extrema importância a utilização de repelentes que possuam proteção contra carrapatos e realizar o controle com antiparasitários regularmente nos animais domésticos.

Caso seja encontrado carrapatos no corpo é aconselhado retirá-los imediatamente, com auxílio de uma pinça, aplicando tração leve e constante. Não esmague com as unhas pois pode liberar a bactéria e contaminar partes do corpo.

 

Quais sintomas apresentados pelo ser humano infectado?

Os sintomas surgem de 2 a 14 dias após a picada do carrapato infectado por bactérias da família Rickettsiaceae.

Os sinais clínicos apresentados em humanos incluem febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, diarreia, vômitos e manchas vermelhas na pele.

 

Quais sintomas apresentados pelo pet infectado?

Apesar de serem suscetíveis a infecção, a doença clínica em cães é raramente relatada no Brasil.  Entre os sintomas, observa-se: febre, letargia, anorexia, anemia e sinais oculares, os quais também podem ser encontrados em outras enfermidades, como a erliquiose monolítica canina, considerada a mais comum das doenças transmitidas por carrapatos em cães no país. Deste modo, o diagnóstico canino pode ser confundido com outras infecções, causando uma subnotificação.

 

Restou alguma dúvida? Escreva aqui nos comentários para podermos responder!

Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de tudo que acontece no universo pet!

Escrito por: Marina Camaño

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });