Escolha uma Página

Você cuida da saúde ocular do seu pet? Tomar conta da saúde dos pets vai muito além de aplicar as vacinas em dia, pois assim como em nós humanos, cada parte do corpo exige uma atenção especial.

Algumas raças de cães podem sofrer com olhos secos, enquanto outros lacrimejam em excesso e precisam de uma higienização constante. Além disso, glaucoma e perda da visão com o avanço da idade, também são problemas comuns nos peludos.

Para conhecer melhor as principais necessidades no cuidado com os olhos dos pets, conversamos com a Oftalmologista Veterinária, Cyntia Stocco, que também é Proprietária e Responsável Técnica pela Stocco Oftalmologia Veterinária.

Inclusive, foi com a Cyntia que o Armandinho e a Nina fizeram os exames de check-up que mostramos um vídeo do nosso canal.

 

Quais os principais cuidados que devem ser tomados com a saúde ocular dos cachorros?

A medicina preventiva e os cuidados simples que possam ser introduzidos na rotina diária fazem toda diferença.

Pelos curtos: é indicado que nas raças de cães com pelos longos, os pelinhos ao redor dos olhos estejam sempre aparados para que não atritem nos olhos, podendo causar úlceras. O ideal também é que os pelos da cabeça estejam presos a todo momento ou aparados para que os olhos do pet estejam sempre a mostra do tutor para que ele consiga identificar qualquer alteração.

Climatização: em ambientes com ar-condicionado ou aquecedor, é indicado lubrificar os olhos com maior frequência. Olhos que sofrem maior evaporação do filme lacrimal tendem a ter desconforto e o pet pode se auto traumatizar ao coçar a face.

Passeios: cães que passeiam de carro com a cabeça para fora da janela, correm risco de infecções oculares e ressecamento da córnea. Além disso, ainda existe o risco de lesões causados por pedriscos ou insetos ao atingirem os olhos. Por esses e outros motivos de segurança, é errado deixar que seu pet passeie de carro olhando pela janela. Essas dicas também se aplicam aos dias de vento muito forte, por isso, evite fazer passeios pelas ruas nesses momentos.

Como fazer a limpeza dos olhos dos pets de forma correta?

A limpeza dos olhos deve ser diária. Pode ser realizada com soro fisiológico estéril, água mineral ou uma solução de 3 partes de água para 1 parte de shampoo infantil neutro (aqueles que não ardem os olhos).

Gaze, discos de algodão (aqueles de remover maquiagem) são ótimos para ajudar na remoção das sujidades e secreções aderidas aos pelos. Aqui em casa utilizamos os lencinhos umedecidos da Drogavet para limpar os olhinhos do Armandinho e da Nina, fica a dica!

 

Quais as principais problemas de saúde que o pet pode ter nos olhos?

Diversos são os problemas oculares e alguns deles existem ligação direta com as raças.

Ceratoconjuntivite seca (conhecido como olho seco), catarata, glaucoma e alterações na anatomia e posição dos cílios são as que mais diagnosticamos na nossa rotina.

 

Que situações podem causar danos à saúde ocular dos cachorros?

Além das que já comentamos aqui, a exposição exagerada aos secadores e sopradores dos banhos e tosas é algo que devemos nos atentar. Assim também como o uso de shampoos para tratamento dermatológico na cabeça e face. Tais fatores podem causar irritação e ressecamento, levando a úlceras corneanas.

 

Os exames devem ser feitos com que frequência?

As consultas oftalmológicas devem realizadas por profissionais especializados na área e a frequência vai variar de caso a caso.

É indicado que o check-up seja feito anualmente e o ideal é que já seja realizado a partir do primeiro ano de vida do cãozinho.

Pacientes que já possuem alguma doença oftalmológica, devem fazer as revisões de acordo com cada caso e indicação do profissional.

Esses exames avaliam a quantidade de lágrima produzida, a resposta da retina e nervo óptico, a pressão intraocular, entre outros fatores.

 

Você já sabia de todos esses cuidados? Comente aqui embaixo como você cuida dos olhinhos do seu pet!

Escrito por: Marina Camaño

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });