Escolha uma Página

A chegada de um bebê é um momento de alegria, ansiedade e grandes mudanças na vida de uma família. Se você tem um cãozinho em casa, é essencial prepará-lo para a chegada desse novo membro, que passará a fazer parte da rotina familiar.

E sim, muitos cães sentem essa mudança e alguns acabam até adoecendo, ficando deprimidos ou agressivos por terem que dividir a atenção de seus tutores.

Infelizmente existem muitos casos de pessoas que abandonam seus pets por causa da chegada de um filho. Inclusive decidimos falar sobre esse tema após recebermos a mensagem de uma seguidora que contou que uma amiga queria vender o cãozinho após descobrir que estava grávida.

A boa notícia é que, com preparação, paciência e amor, é totalmente possível criar uma relação de harmonia e companheirismo entre o pet e o bebê.

Aliás, é comprovado que essa relação gera muitos benefícios para a criança, como a redução da ansiedade, aumento da responsabilidade, empatia, bem-estar emocional e estímulo à curiosidade!

 

Prepare o terreno

Acostume o pet com a novidade desde a gestação. Deixe que ele se aproxime da sua barriga, apresente o quarto do bebê e os pertences, para que ele conheça os novos cheiros e se sinta parte desse processo de mudança.

Você pode inclusive aproveitar os dias que o bebê estiver na maternidade para levar as roupinhas usadas por ele, para o seu bichinho de estimação cheirar. Assim, o cachorro já estará familiarizado com o cheiro do bebê quando ele chegar em casa.

Além disso, é importante identificar se o pet é ciumento ou agressivo com novas pessoas que se aproximam de você e roubam sua atenção. Nesse caso, procure um adestrador para orientá-lo nesse processo da melhor maneira.

 

Acostume o pet com antecedência

Um passo importante para garantir uma boa relação, é acostumar o cão com crianças desde cedo. O processo de socialização do pet deve envolver adultos, crianças e até mesmo outros animais de estimação.

O treinamento para socializar também deve incluir comandos como “senta”, “deita” e “fica”. Assim você garante mais controle na hora de introduzir o pet a novos ambientes.

 

Mantenha a rotina do cão

À medida que a atenção se concentra no novo bebê, lembre-se de reservar momentos especiais de qualidade para o seu cachorro. Passeios, brincadeiras e momentos de carinho devem continuar a ser parte da rotina do seu amigo peludo.

Caso alguma tarefa tenha que ser adaptada, procure alterá-la com antecedência e de forma gradual, para que ele vá se acostumando aos poucos, sem associar o bebê a uma mudança negativa.

Apresente o bebê ao pet

Não esqueça de apresentar o bebê ao cãozinho logo que chegar ao lar. Mostre que o berço, as roupinhas e o quarto pertencem ao novo integrante da família.

Depois disso, promova interações entre eles aos poucos, deixe com que o cão se acostume aos sons e dê objetos da criança para o cão cheirar.

Por fim, permita que eles dividam o mesmo espaço e se acostumem com a presença um do outro. Aos poucos, deixe que o cão cheire e interaja com o bebê. Lembre-se de recompensar seu bichinho por se comportar bem durante essas interações iniciais.

 

Mantenha a saúde do cachorro em dia

Por último, mantenha a carteira de vacinação do seu pet atualizada e realize a vermifugação e o controle de pragas contra pulgas e carrapatos. Além disso, fique atento à limpeza da casa. O organismo do bebê é muito sensível e precisa de uma atenção especial nos primeiros meses de vida.

 

Ao adotar esses cuidados, você garante uma rotina de amor, carinho e respeito com dois grandes companheirinhos que agora dividem a mesma casa. Ver seu filho crescendo ao lado de um amigo fiel de quatro patas pode ser uma experiência emocionante e enriquecedora para todos!

 

Para mais conteúdos como esse, siga as nossas redes sociais:

 

Você já passou por essa situação? Conte sua experiência aqui nos comentários para ajudar outras mamães em dose dupla!

Escrito por: Marina Camaño

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });