Escolha uma Página

Que os pets são excelentes companheiros para os humanos, é inegável. Esses amigos fiéis criam uma forte ligação com seus tutores e os acompanham nos melhores e piores momentos, oferecendo sempre carinho e amor incondicional! Quantas histórias ouvimos e inclusive já apresentamos aqui no nosso blog, de vidas que foram salvas por esses bichinhos, não é?

Com tudo isso, a relação entre pets e idosos não poderia ser diferente! Você sabia que os animais de estimação trazem diversos benefícios para a saúde e bem-estar da terceira idade?

Nessa matéria vamos apresentar 5 benefícios dos pets para as pessoas na melhor idade! Confira!

 

Socialização

Pessoas idosas costumam sofrer com a reclusão em suas casas, principalmente após a aposentadoria. E quantas senhoras viúvas você conhece? A companhia de um cachorrinho pode mudar a rotina dessas pessoas. As caminhadas com o pet, por exemplo, estimulam a socialização e ajudam a conhecer pessoas novas! 

Sempre que estamos passeando com nossos bichinhos, é comum pararmos e conversarmos com outra pessoa que também está acompanhada de um pet, não é? 

Outro exemplo que sempre conto é a sessão de cinema pet friendly que a rede Cinesystem oferece em algumas unidades do Brasil. Todas as vezes que fui com o Armandinho e com a Nina, vi um número expressivo de pessoas da terceira idade assistindo filme ao lado do seu pet. Olha só que incrível!

Só de ir até o pet shop, ao veterinário, já faz com que a pessoa converse com outras pessoas e se sinta útil ao cuidar de uma vida.

 

Melhora do humor

Os animais de estimação diminuem a ansiedade e aumentam os níveis de serotonina e dopamina no cérebro, proporcionando um efeito calmante. Além disso, nos fazem sentir seguros e amados, evitando quadros de depressão.

Isso me lembrou até das viagens que fazemos todo mês, em que sempre encontramos casais de idosos ou mulheres com seus cães pelas estradas, aproveitando uma viagem junto com seu bichinho em algum hotel pet friendly!!!

 

Diminuição do sedentarismo

Ter um pet em casa ajuda a manter o idoso fisicamente ativo. Isso porque cuidar exige algumas atividades, como alimentar, pentear e levar para passear e, claro, aquele momento mais gostoso de brincar!!! Essa pequena movimentação diária ajuda a mantê-los ativos e aumenta a expectativa de vida.
Sem falar que as caminhadas ajudam até no ganho de vitamina D, olha quantos benefícios há ao levar o pet pra passear durante o dia!

 

Exercício da memória

A rotina de cuidados com o pet ajuda na estimulação da memória do idoso. Tarefas como levar para passear, dar água, comida, banho, vacinas e medicamentos exercita a mente da pessoa idosa, ajudando a prevenir certas deficiências cognitivas.

 

Segurança

Ter um animal de estimação em casa, em especial cães, ajuda a aumentar a sensação de segurança dos idosos, principalmente dos que moram sozinhos. Os cães estão sempre em alerta, avisando com latidos sobre qualquer presença estranha nos arredores e inibindo a entrada de assaltantes e invasores.

 

Como escolher o pet ideal para o idoso?

Para escolher o animal de estimação ideal, é preciso conhecer a personalidade da pessoa idosa e entender o momento de vida dela. Para idosos menos ativos, o ideal é escolher animais com menos energia, já adultos. Se a pessoa já não apresenta tanta mobilidade, também é preciso evitar animais de grande porte, que podem inclusive apresentar perigo, ao fazer o idoso se desequilibrar e cair.

 

Por fim, não se esqueça que a adoção de um pet é uma responsabilidade que dura até o fim da vida do bichinho. Então tenha em mente que caso o idoso venha a falecer ou já não apresente mais condições de cuidar de um animalzinho, outras pessoas deverão se responsabilizar por esse cuidado. 

 

Essa matéria te ajudou? Comente aqui embaixo sua experiência com pets e idosos na família!

Para mais conteúdos como esse, siga as nossas redes sociais:

Escrito por: Marina Camaño

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });