Escolha uma Página

Você já chegou em casa e se deparou com os móveis roídos e seu cachorro com uma carinha inocente, fingindo que nada aconteceu? Apesar de comum, esse comportamento precisa ser solucionado o quanto antes!

Primeiro, você precisa saber que roer é um comportamento natural dos cães, principalmente quando são filhotes, com o objetivo de explorar o ambiente à sua volta e aliviar o incômodo causado pelos dentes que estão crescendo.

No entanto, em um cachorro adulto que tem o costume de morder e roer tudo o que vê pela frente, é um forte indício de problema comportamental causado por tédio, ansiedade ou estresse.

Mas antes, que tal entender os motivos que levam os cães a morderem? Confira, a seguir!

 

Afinal, por que os cachorros mordem?

Antes de tudo, você precisa saber que roer e morder são atos relaxantes para os cães. Quando um cachorro está com acúmulo de energia e não tem onde gastá-la, ele se sente ansioso e estressado – dessa forma, ele buscará atividades desestressantes, como morder.

Assim, um cachorro que tem o costume de roer sapatos, móveis e outros itens, além de hábitos como latidos excessivos e lambedura das patas, por exemplo, pode significar que ele precisa de estímulos diários para gastar toda sua energia.

Agora você pode estar se perguntando “mas o que eu faço para ajudar meu cachorro a gastar energia?”. Nós vamos te explicar!

 

Como fazer o cachorro parar de roer e morder

Após entender os motivos que podem levar seu cachorro a roer e morder, chegou a hora de conferir algumas dicas que te ajudarão a solucionar o problema.

 

1 – Todo cachorro precisa de enriquecimento ambiental

Além de uma alimentação balanceada e água fresca, os cães precisam de enriquecimento ambiental para viverem bem.

Dessa forma, é importante criar um ambiente adequado, enriquecedor e com estímulos positivos para eles. Confira alguns dos principais benefícios do enriquecimento ambiental:

  • Reconexão com seus instintos de maneira saudável;
  • Gasto de energia física e mental;
  • Redução do tédio, do estresse e da ansiedade;
  • Desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas;
  • Diminuição do medo e melhora na confiança;
  • Aumento da felicidade e bem-estar.

 

Maneiras de promover enriquecimento ambiental

Você já deve ter percebido que o enriquecimento ambiental consiste em tornar o ambiente em que o cachorro vive mais divertido, desafiador e benéfico para ele, né?

Assim, para garantir mais qualidade de vida aos cães, é possível oferecer 5 tipos de enriquecimento ambiental na rotina deles:

  • Alimentar: o enriquecimento alimentar consiste em ofertar o alimento de diferentes maneiras, seja pelo suporte, pela textura ou pela dinâmica;
  • Sensorial: já o enriquecimento sensorial tem o objetivo de oferecer experiências que estimulam um ou mais dos 5 sentidos dos pets;
  • Cognitivo: enquanto isso, o enriquecimento cognitivo promove desafios que estimulam o raciocínio dos pets, para que eles consigam uma recompensa;
  • Físico: o enriquecimento físico tem o propósito de estimular exercícios físicos através de atividades e brincadeiras;
  • Social: por fim, o enriquecimento social tem a missão de criar situações de socialização dos pets com outros animais, ambientes ou pessoas.

Depois de conhecer a importância do enriquecimento ambiental para a rotina do seu cachorro, é o momento de conferir as próximas dicas.

 

2 – Corrija o comportamento inadequado

Ao ver seu cachorro mordendo um sapato ou móvel, por exemplo, corrija o comportamento no mesmo instante. Seja firme e diga “não”, sem gritar para não assustar seu pet.

Assim que ele parar de morder o objeto, direcione a atenção dele para um brinquedo que ele possa se divertir – como mordedores, por exemplo.

E não se esqueça de reforçar um comportamento adequado! Sempre que seu cachorro estiver brincando corretamente com um brinquedo, o elogie e ofereça um bom carinho para que ele associe esse hábito a algo positivo.

 

3 – Aposte na diversidade de brinquedos

Como foi dito anteriormente, é importante redirecionar o hábito de roer e morder para os brinquedos!

Porém, é importante não deixar todos os brinquedos do seu pet disponíveis de uma só vez. Faça um “rodízio” de brinquedos para que ele não enjoe dos desafios proporcionados por esses itens.

Por fim, vale lembrar que é preciso ter paciência! Nenhuma mudança de comportamento ocorre da noite para o dia, portanto, é preciso saber que, com o tempo, seu pet aprenderá o que é certo e o que é errado.

FONTE: Blog Petiko

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });