Escolha uma Página

Você sabia que o uso da cannabis medicinal, que já se mostrou efetivo no tratamento de diversas doenças nos seres humanos, também é uma alternativa em tratamentos de saúde dos pets?

Os tutores têm buscado cada vez mais esse tratamento para aliviar a dor de seus bichinhos. A cannabis medicinal pode ser usada para tratar doenças neurológicas, dores localizadas e crônicas, sistema imune e até mesmo câncer.

O tratamento, é claro, deve ser recomendado por um médico veterinário que acompanha o caso do animal e não deve ser usado indiscriminadamente.

Conversamos com a médica veterinária pós-graduada em cannabis medicinal, Veridiana Soares, para esclarecer algumas dúvidas sobre esse tratamento.

 

A cannabis medicinal para os pets é um tratamento aprovado no Brasil?

No Brasil ainda não há uma regulamentação do uso da cannabis na medicina veterinária. Existem leis da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que regulamentam o uso para outros profissionais da área de saúde, mas não citam os médicos veterinários. Isso acontece porque a Anvisa não é o órgão que regulamenta a veterinária, quem faz isso é o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), que ainda não se posicionou sobre o assunto.

Como ainda não há nenhuma lei do MAPA, a prescrição veterinária se baseia principalmente no código de ética, no consentimento do tutor e nos inúmeros artigos e estudos científicos que já foram publicados demonstrando os benefícios desse tratamento.

 

Quais espécies de animais podem se beneficiar desse tratamento?

O tratamento pode ser aplicado em todos os animais vertebrados. Ele apresenta ótimos resultados em mamíferos e também nos répteis.

A cannabis medicinal pode ser usada no tratamento de doenças autoimunes, neoplasias, doenças renais, alterações neurológicas, controle da dor e processos inflamatórios, diabetes, glaucoma, doenças virais, ansiedade, traumas e outros tipos de alterações comportamentais.

 

Existe alguma contraindicação para esse tratamento?

O tratamento com a cannabis medicinal não é recomendado em alguns casos que envolvem doenças pré-existentes. No entanto, essa é uma terapia individual, que pode causas reações diferentes em cada animal. Por isso é preciso é necessário um acompanhamento profissional para ajuste da dosagem e manutenção do tratamento.

Apesar disso, quando prescrita por um profissional capacitado, é considerada uma terapia extremamente segura e eficiente na maioria dos casos.

 

Existe uma alta procura para esse tratamento?

Sim, a melhoria no estado geral dos pacientes é evidente e, com o acesso à informação correta, foi possível vencer o preconceito existente.

 

Pode nos contar um caso de melhora na saúde de um bichinho tratado com a cannabis medicinal?

São muitos os casos que me orgulho do resultado que alcançado. Mas posso citar aqui o caso da cachorra Lilica, que sofria com convulsões focais que não eram controladas com opções disponíveis na medicina veterinária tradicional. Hoje, após o tratamento, ela já não apresenta mais nenhum quadro da doença e conseguimos retirar todos os outros medicamentos, pois todo o controle necessário é feito com a cannabis.

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários para que possamos responder!

 

Para mais conteúdos como esse, siga também as nossas redes sociais:

Escrito por: Marina Camaño

 

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });