Escolha uma Página

Vai viajar nas férias e não quer desgrudar do seu bichinho? Nós sabemos que eles são uma ótima cãopanhia e por aqui também não vamos para nenhum lugar sem o Armandinho e a Nina!

Na última semana, separamos algumas dicas para ajudar quem deseja viajar de avião com um pet. Agora, para quem deseja pôr o pé na estrada com um aumigo, ou até mesmo transitar pela cidade de carro com seu pet, saiba que também são necessárias algumas precauções para uma viagem tranquila, confortável e, principalmente, segura!

Há um tempo, mostramos para vocês em nossas redes sociais, um acidente de carro que sofremos na estrada após o nosso carro derrapar. Felizmente ninguém se machucou, inclusive nossos filhinhos de quatro patas que estavam muito bem presos e seguros no banco de trás do carro. Foi um baita susto! Relembre aqui.

Então vêm com a gente conferir essas 7 dicas importantíssimas que listamos abaixo:

 

1. Conheça bem o seu pet

Antes de fazer uma longa viagem, é preciso saber se o seu pet ficará bem durante o trajeto. Se você não está acostumado a passear de carro com ele por pequenas distâncias, como em uma volta pela cidade, talvez não seja uma boa ideia levá-lo horas seguidas no automóvel.

É muito importante adaptar o animal ao carro, para que ele não tenha essa nova experiência logo em um momento mais demorado, que exige paciência. Ele pode acabar ficando agitado, ansioso e choroso, causando uma viagem turbulenta.

Uma boa dica é levá-lo a lugares que ele goste, como por exemplo um parque, para que ele associe o carro a uma coisa positiva.

Se sentir que o pet ficará estressado, utilizar calmantes naturais pode ser uma boa alternativa. Existem diversas opções homeopáticas que são superseguras e ajudam a relaxar em momentos de tensão.

 

2. Transporte com segurança

Deixar seu pet solto no carro não é seguro nem para ele e nem para você, pois além de desconcentrar o motorista, pode acabar se machucando em curvas e freadas mais bruscas, além de você correr o risco de levar uma multa!

Para cachorros de pequeno e médio porte, uma caixa de transporte, presa com o cinto de segurança, pode ser uma boa opção para mantê-lo seguro durante o trajeto. Também existe a opção de cadeirinhas que se prendem a coleira do pet (peitoral, nunca de pescoço) e também devem ser presas no carro pelo cinto de segurança. É o que nós utilizamos com o Armandinho e a Nina e funciona muito bem para eles!

Para animais de grande porte, você pode optar por adaptadores de guia que se conectam ao cinto de segurança e o cachorro fica acomodado diretamente no banco do carro. Já utilizei dessa forma por um bom tempo com eles, e pra deixar mais confortável e delimitando o espaço deles, eu colocava um colchonete.

E lembre-se, cabeça para fora do carro, nem pensar! Existem diversos registros de acidentes e fugas que ocorrem por causa desse hábito de deixar o pet pegando um ventinho com o corpo na janela. Além de que, ele pode se assustar com algum motociclista passando muito perto e até se machucar.

 

3. Use identificação

Sempre use uma guia com identificação durante viagens! É muito importante estar precavido sempre que levar seu pet a novos lugares, pois você não sabe como ele irá reagir. Pode ser que ele se assuste com o barulho alto do tráfego ou fique desnorteado por estar em um ambiente desconhecido.

Por isso, em caso de fuga nas estradas ou durante as paradas, uma plaquinha de identificação com nome e telefone para contato, pode ser a diferença entre reencontrar o seu pet ou não.

 

4. Atente-se a alimentação

É recomendado alimentar o seu cãozinho pelo menos 3 horas antes da viagem, para que ele não fique enjoado no caminho e não tenha que defecar. Para água, a regra é de 1 hora antes. Se seguir essas recomendações, não esqueça de alimentá-lo e hidratá-lo muito bem, quando chegar ao destino.

No entanto, cada organismo é diferente e se você perceber que o seu pet não tem problemas com náuseas, não há problemas em oferecer petiscos ou comidinhas mais leves durante um trajeto muito longo, se isso fizer ele se sentir melhor.

Também existe no mercado pet, algumas opções de medicamentos que combatem o enjoo. Então, caso seu pet necessite, é bom ter em mãos e de maneira nenhuma oferecer remédios humanos para ele nessas situações.

 

5. Cuidado com a temperatura

Se a previsão é de calor, evite viajar em horários que o clima esteja muito quente, como perto do meio-dia. Dê preferência para sair de manhã cedinho ou, caso a viagem seja muito longa, fim de tarde.

Em certos horários o carro pode se tornar um verdadeiro forno e causar bastante mal-estar ao animal. Nesses casos, um ar-condicionado ligado em uma temperatura amena é bem-vindo.

 

6. Planeje algumas paradas

Programe algumas paradas de acordo com a distância do trajeto. Em uma viagem muito longa, nós humanos sempre precisamos de algumas pausas durante a viagem, para comer, esticar as pernas e ir ao banheiro. Com os cachorros não é diferente.

Fique atento às necessidades do seu bichinho e planeje algumas paradas regulares para que ele possa espairecer e também fazer suas necessidades.

Hoje em dia existem muitas paradas pelas estradas com espaço pet friendly, opte por esses e nunca deixe seu pet sozinho dentro do carro!

 

7. Gaste energia

Uma dica ótima para ajudar o seu pet em qualquer momento de estresse é gastar a energia dele! Antes da viagem, faça passeios longos, brinque muito e o deixe bem cansado, para que seu bichinho fique menos estressado e consiga tirar um bom cochilo durante o trajeto.

Muitos tutores pensam em encher o pet de brinquedos para que ele se entretenha na viagem mas, por experiência própria, essa talvez não seja uma boa ideia. Isso porque o bichinho pode acabar ficando ainda mais agitado e querendo interagir com o tutor. Então, nesse caso também é bom conhecer o comportamento do seu pet previamente.

 

Espero que essas dicas ajudem vocês a terem uma viagem mais tranquila, com qualidade e segurança! E se ainda não decidiu aonde ir com o seu pet, não deixe de conferir nossas dicas no Guia de Lugares e Viagens Pet Friendly!

Para mais conteúdos como esse, siga também as nossas redes sociais:

Revisado por: Marina Camaño

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });