Escolha uma Página

Você sabia que a troca de ração é um processo que exige alguns cuidados? Não é indicado trocar da noite para o dia, isso pode trazer um quadro de diarreia, vômito e mal estar para o seu pet!

Seja por questões de saúde, idade ou financeiras, provavelmente todo cachorro passará por um momento de transição de alimento durante a vida.

Aqui em casa, como o Armandinho e a Nina já estão com 9 e 7 anos, respectivamente, a veterinária deles, Shelly Oliveira, que também é nutricionista veterinária, recomendou trocar a ração adulto por uma sênior.

Então já que estamos vivendo esse processo, resolvemos dividir com vocês as orientações e nossa experiência, para uma troca tranquila e saudável!

 

Faça a transição sem pressa!

Para que o organismo do seu pet não estranhe com uma mudança tão repentina, é preciso fazer a transição aos poucos, ao longo da semana. Dessa maneira, o cãozinho terá tempo para se acostumar com a nova composição, textura e sabor.

 

Organizamos em potinhos seguindo a seguinte divisão:

 

  • Dias 1 e 2: 75% da ração antiga e 25% da nova;
  • Dias 3 e 4: 50% da ração antiga e 50% da nova;
  • Dias 5 e 6: 25% da ração antiga e 75% da nova;
  • Dia 7: 100% da ração nova.

 

Lembrando que cada um tem uma quantidade certa de ração por dia. Na prescrição da veterinária, Armandinho pode comer cerca de 45g por dia enquanto a Nina 35g. Isso vai depender do tamanho e do estilo de vida de cada cachorro. E dependendo da nova ração, essa quantidade pode mudar também! Então fique alerta a esses detalhes!!!

 

 

Gravamos um vídeo mostrando o dia em que separamos e pesamos as rações, deixando tudo organizado para iniciar a transição do Armandinho e da Nina:

 

 

Durante esse período, é muito importante ficar atento ao apetite do cão, a qualquer alteração nas fezes e possível surgimento de sintomas gastrointestinais, como vômito e diarreia. Por isso também é indicado fazer uso de probiótico durante essa mudança. Acontecendo qualquer alteração, avise seu veterinário de confiança o quanto antes!

 

Que situações podem levar à troca de alimento?

Apesar do que algumas pessoas acreditam, os cães não precisam de uma dieta variada para se manterem saudáveis. Na verdade, não é recomendado trocá-la constantemente, sem que haja uma razão para tal.

No entanto, como já dissemos anteriormente, existem algumas razões em que a introdução de um alimento diferente é necessária:

Estágio de vida – Cães filhotes, adultos e idosos, tem diferentes necessidades nutricionais, portanto a ração oferecida deve sempre se adequar a faixa etária em que o pet se encontra.

Doenças – Algumas doenças adquiridas pelos cães, podem exigir uma alimentação especial. Alguns exemplos são as rações desenvolvidas para pets com problemas cardíacos, de fígado, renais, obesidade, alergias, entre outros.

Além dessas, situações como introdução a uma alimentação natural, castração, obesidade e alteração da condição financeira também costumam levar à troca de ração.

Hoje em dia no mercado você encontra muitas opções de rações, de diversas marcas, desde a mais simples até as Super Premium, com propostas e preços diferentes, inclusive específicas para determinadas raças. Por isso, apenas um profissional saberá indicar a alimentação mais adequada para as necessidades do seu bichinho.

Esse conteúdo foi importante pra você? Comente aqui embaixo, conte pra gente se você já sabia disso, se já teve que mudar a ração e alimentação do seu pet e compartilhe essa informação com outras pessoas que precisam saber disso!!!

E não deixe de conferir nosso tour pela fábrica de rações da Biofresh, para conhecer todo o processo da fabricação!

Veja também nossa matéria sobre cuidado com cães na terceira idade!

Escrito por: Marina Camaño

 

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });