Escolha uma Página

Assim como os humanos, os cachorros também podem sofrer de ansiedade. Esse tipo de estresse é mais comum do que se imagina e pode estar ligado a diversas causas, como traumas, medos, inseguranças, entre outras.

Esse foi um assunto muito sugerido pelas pessoas que nos acompanham nas redes sociais. Por isso resolvemos reunir aqui mais sobre as causas e os sintomas desse distúrbio para entendermos melhor, avaliarmos se estamos passando por isso dentro da nossa casa e buscarmos uma solução, já que acaba sendo um sofrimento para os nossos bichinhos e também para nós tutores.

Para nos ajudar com esse tema, conversamos com a Mentora Comportamental de Cães e Gatos e Doutora sobre Ansiedade por Separação, Luiza Cervenka, que inclusive está lançando sua segunda turma de mentoria sobre Ansiedade por Separação. Quem quiser aproveitar, conseguimos um super cupom de desconto pra vocês, então leia até o fim da matéria para ter mais informações!

 

Quais podem ser as causas da ansiedade em cães?

A ansiedade canina pode ser adquirida por cães que sentem que não podem controlar o ambiente para se sentir seguro, então normalmente está relacionada a pets mais medrosos.

Por exemplo, um cão que tem medo de trovões pode se sentir estressado ao ver o céu começando a ficar cinza, pois ele sabe o que está por vir e não pode controlar este acontecimento.

Outra situação muito comum, é o cão ter medo de ficar sozinho por algum motivo e não conseguir controlar o fato de o tutor sair de casa. Então quando ele nota o tutor se preparando para ir a algum lugar, pode ter atitudes como pular ou tentar puxar a roupa, para o convencer a ficar em casa e, de alguma forma, controlar a situação.

 

 

Quais sinais podem ser observados em um cachorro ansioso?

Muitas vezes a ansiedade em cães acaba sendo confundida com hiperatividade, ou até mesmo euforia. Um cão muito agitado não necessariamente é ansioso, apenas tem muita energia para gastar.

Além disso, também é fácil confundir sintomas de ansiedade com medo. Por isso, a crise de ansiedade em cães é percebida quando o cão está agitado no sentido de fugir de algo, buscar uma alternativa para a angústia que está sentindo.

Alguns sintomas da ansiedade em cães são:

  • Aumento do batimento cardíaco
  • Aumento da pressão arterial
  • Respiração acelerada
  • Pupila dilatada
  • Salivação em excesso
  • Tremedeira
  • Comportamento agressivo

 

Como evitar que o pet se torne ansioso?

O medo que torna o pet ansioso pode ser causado por um histórico de vida de agressões ou maus tratos, no entanto essa não é a única causa. Em alguns casos, a ansiedade pode ser ocasionada devido o cachorro não ter atividades ou situações que propiciem a autoconfiança e o desenvolvimento de uma autonomia e autoestima.

Apesar disso, não é possível ter controle e prevenir que o cachorro manifeste ansiedade, pois ele pode desenvolver inseguranças ao longo da vida, em situações específicas. O que pode ser feito é prevenir situações em que o cão se demonstra ansioso.

Para ter efeito, esse cuidado deve ser tomado antes que a situação ocorra e não durante a crise. Por exemplo, se o peludo tiver medo de fogos, experimente criar um ambiente seguro quando você souber que essa situação irá ocorrer, como explicamos em nossa matéria “Meu pet tem medo de fogos de artifício, o que fazer?”.

Outra dica é fazer alguns trabalhos de condicionamento para que o cachorro se sinta seguro, ensinando comandos como senta, deita, dá a pata, solta, entre outros. Ter um local de segurança na casa onde o cão possa ficar tranquilo e sem interações, como por exemplo uma caminha, também pode ser um passo importante para deixar o pet mais relaxado.

 

Que atitudes o tutor pode tomar para melhorar esse quadro?

É extremamente importante para todos os cães, que demonstram ansiedade ou não, ter uma rotina enriquecida, estimulando comportamentos que já são naturais, como por exemplo roer, destruir ou correr.

Esses são comportamentos naturais do cão, que podem ser estimulados de maneira segura e saudável, com algumas atividades que propiciam um enriquecimento ambiental!

Por exemplo, você pode oferecer uma caixa de papelão fechada, com ração ou um brinquedo dentro, para que o bichinho tenha que destruir a caixa para acessar o conteúdo dentro.

E que tal proporcionar uma caça ao tesouro para que o pet também tenha seu olfato e seu instinto de busca aguçados? Esconda ração ou petiscos em alguns lugares pela casa, e o estimule a procurar!

A hora de comer também não precisa ser sempre igual. Isso porque os cachorros têm um instinto de caça, que pode ser estimulado. Para isso, você pode colocar a ração dentro de uma garrafa pet com um buraco. Assim, o pet terá que movê-la para que o alimento caia, criando um momento muito mais lúdico.

Durante os passeios pela rua, procure não fazer sempre o mesmo caminho, para que a saída não se torne um momento entediante e sem novidades. Procure explorar novas ruas e deixe o pet a vontade para cheirar e fazer quantos xixis ele quiser! Esses comportamentos são naturais e importantes para a socialização do animal, portanto devem ser estimulados!

Por fim, abuse dos mordedores! Existem diversas opções naturais que podem ajudar a manter o seu cãozinho mais relaxado, como ossos, chifres, orelhas e até coco verde, cenoura, pepino japonês. Também podem ser usados os brinquedos de plástico, corda, nylon, entre outras variações no mercado pet.

 

Ansiedade por separação

Um dos principais sinais para entender se um cachorro sofre com a ansiedade por separação, é o descontrole na hora de receber o tutor em casa. Ficar muito eufórico, correr de um lado para o outro e latir, são ações decorrentes de uma emoção também descontrolada quando ele fica sozinho.

No entanto, além desse sinal, o cão que sofre com a ansiedade por separação também pode apresentar alguns outros comportamentos característicos:

  • Chorar, latir e uivar quando se vê sozinho em casa;
  • Destruir portas, janelas ou qualquer objeto que crie um afastamento do tutor;
  • Destruir objetos do tutor como sofá, sapatos, entre outros;
  • Deixar de comer, beber água, brincar, fazer xixi ou cocô quando o tutor não está em casa;
  • Fazer xixi e cocô em lugares indesejados;
  • Vomitar, se lamber, salivar e se automutilar (arrancar pelo, unha..) quando está sozinho.

 

Se você quer conhecer mais sobre esse assunto e recorrer a uma ajuda especializada para o seu bichinho que sofre com a ansiedade, recomendamos a mentoria da Luiza Cervenka sobre Ansiedade por Separação.

A mentoria oferece cinco aulas online e acompanhamento durante um ano, semanalmente, ao vivo com a Luiza. Através dessa metodologia, o objetivo é melhorar a qualidade de vida do animal e da família que também é afetada por esses comportamentos.

Para participar, é preciso entrar em contato com a Luiza através do Instagram ou do e-mail [email protected] até o dia 20 de agosto ou até todas as vagas serem preenchidas. As pessoas que demonstrarem interesse, participarão de uma entrevista e serão selecionadas de acordo com a necessidade observada, pois são apenas 10 vagas disponíveis.

E claro que a gente não ia deixar de dar aquele descontinho para os nossos seguidores, né? No ato da inscrição basta apresentar o cupom EUVOCEEOSPETS.

 

Em qualquer situação, uma dica superimportante é prestar atenção ao seu AUmigo e às suas necessidades! Só assim você estará pronto para ajudá-lo sempre que for preciso e proporcionar uma vida muito mais tranquila e saudável!

E aí, seu cachorro sofre de ansiedade?

Escrito por: Marina Camaño

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });