Escolha uma Página

Não tem nada melhor do que viajar com a família completa, não é mesmo? Todo mês estamos visitando um destino novo e trazendo mais dicas para o nosso blog e Guia de Viagens Pet Friendly, para vocês aproveitarem!

Mas entre todas as nossas indicações, ainda tem uma que ainda gera muita insegurança em quem viaja na companhia dos bichinhos de estimação: viagem de avião!

Há algum tempo compartilhamos algumas orientações sobre documentação e transporte seguro na nossa matéria “Como viajar de avião com o pet?”. Agora queremos dividir algumas dicas de como preparar os nossos bichinhos para uma viagem tranquila de avião.

 

1. Caixa de transporte

Antes de tudo, é necessário verificar as medidas exigidas pela companhia aérea escolhida, pois se a caixa do seu pet for maior do consta nas regras, é provável que você seja impedido de embarcar!

Se o peludo for transportado na cabine, uma boa dica é escolher uma caixa feita de tecido, flexível, para que o formato possa se adaptar ao espaço, evitando qualquer perrengue.

Além disso, garanta que o objeto é resistente e, principalmente, bem ventilado, pois durante o trajeto não é permitido retirá-lo da caixa em nenhum momento!

E não deixe para comprar a caixa em cima da hora, afinal, seu pet precisa conhecer e se adaptar ao ambiente que ele ficará confinado durante algumas horas. Essa adaptação deve começar pelo menos 15 dias antes, por isso é essencial ter tudo pronto com antecedência!

Agora uma dica para quem quiser comprar uma bolsa com a certeza de que as medidas estão corretas: a GOL que lançou uma caixa de transporte em parceria com a Cobasi, que você pode comprar clicando aqui.

 

2. Adapte o pet a caixa de transporte

Você já imaginou ser colocado em uma caixa, ser transportado para um lugar barulhento e ficar sem entender nada durante horas? Essa é uma situação estressante para qualquer um!

Por isso, antes de viajar com um animal pela primeira vez, é recomendado adaptá-lo à caixa de transporte e a tudo que vai acontecer.

 

Mantenha a caixa aberta

Para que o bichinho vá se acostumando, mantenha a caixa aberta em um ambiente comum da casa. Você também pode colocar petiscos, brinquedos e até alimentá-lo dentro dela, para incentivá-lo a entrar e explorar ainda mais.

 

Crie um ambiente familiar

Experimente colocar um cobertorzinho, toalha ou até uma peça de roupa no interior da caixa para criar um ambiente mais aconchegante e familiar para o pet.

 

Associe a caixa a bons momentos

Que tal colocar o cãozinho na caixa de transporte para levá-lo ao parquinho ou a casa de alguém que ele goste muito? Dessa forma ele vai associar estar na caixa a experiências positivas. Além disso, ao andar de carro ele vai se acostumando a estar em movimento dentro da caixa.

 

Mantenha o pet na caixa fechada

Por fim, uma experiência muito importante para a adaptação do pet, é acostumá-lo com a ausência do tutor. Primeiro, mantenha-o na caixa por pequenos períodos e vá aumentando o tempo de permanência gradativamente.

Depois de um tempo, fique ausente do ambiente. Quando voltar e abrir a porta, aja naturalmente, sem fazer festa.

 

3. Gaste energia

No dia da viagem, antes de colocar seu cachorrinho na caixa, deixe-o gastar muita energia. Faça um longo passeio, brinque e corra. Ao fazer isso, ele vai se cansar, ficar menos estressado e provavelmente dormirá durante o trajeto.

 

4. Crie comandos

A comunicação entre você e seu bichinho é essencial para que ele entenda que tudo vai ficar bem. Ao sair de casa, se despeça do seu cachorro sempre com a mesma frase.

Quando ele for levado para o compartimento de transporte, use a frase combinada para dar tchau para o seu bichinho. Assim ele saberá que você vai voltar, como de costume.

 

5. Use florais

Outra dica que pode ajudar a manter a tranquilidade do seu cão, é o uso de florais, que são essências terapêuticas 100% naturais. O Armandinho e a Nina usam florais da Drogavet, uma farmácia de manipulação que já faz parte da rotina de bem-estar deles há muito tempo.

O floral pode começar a ser dado alguns dias antes e durante a viagem, até o retorno à casa. Ele reduz a ansiedade e mantém os pets mais tranquilos.

 

6. Acostume seu pet ao som do motor do avião

A Gol disponibilizou um áudio que simula o barulho de motor do avião para que os tutores possam acostumar seus pets a esse som antes da viagem. Ideia incrível, né? Assim, quando o avião decolar, o seu pet já estará habituado ao som e lidará com isso de uma melhor forma.

Além dessa dica, a GOL ainda divulgou uma cartilha com mais informações para viagens com pets, que você pode conferir clicando aqui.

 

Confira também o vídeo que gravamos para o Youtube com algumas dicas:

 

E amanhã (28) embarcaremos para Belo Horizonte, em parceria com a GOL Linhas Aéreas! Fique ligado nas nossas redes sociais para acompanhar o embarque do Armandinho e da Nina no avião, várias novas dicas pet friendly e um super encontro com nossos seguidores mineiros!

E você, já viajou de avião com seus pets? Conte sua experiência nos comentários!

Escrito por: Marina Camaño

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });