Escolha uma Página

Ao decidir fazer uma viagem com seu pet, a primeira preocupação que surge é: qual a melhor maneira de levá-lo? Então depois de preparar um guia completo de como viajar com cachorro no carro e no avião, viemos trazer algumas dicas de como fazer uma viagem de ônibus com seu bichinho!!!

Segundo uma pesquisa divulgada pena CNN Brasil em 2022, o ônibus é o principal meio de transporte usado pelos brasileiros que curtem viajar!

E essa semana conhecemos uma empresa de transporte rodoviário que embarca cães e gatos de pequeno porte! E vamos contar pra vocês como funciona!

A wemobi é uma startup brasileira de viagem de ônibus, com mais de 20 rotas pelo país, que já embarcou centenas de passageiros ao longo de 2 anos de empresa e veio para facilitar essa experiência!

Além disso, é 100% digital e oferece uma experiência de compra via app, site e Whatsapp com atendimento online. Tornando todo o processo muito mais fácil e tecnológico. Pra você embarcar, basta mostrar um QR Code pelo celular, olha que coisa moderna! Achei bem legal essa proposta deles. E pra quem está com pet, quanto menos fila pegar, melhor!

Clique aqui para conferir o reels que fizemos sobre a wemobi para o Instagram.

 

Regras de embarque com a wemobi:

– O animal deve pesar até 10kg contados com a caixa de transporte. Cabe destacar que para viagens dentro do estado de São Paulo o limite máximo de peso é de 8kg.;

– A caixa de transporte deve ser apropriada, de acrílico ou material similar, de até 41cm x 36cm x 33cm (comprimento, largura e altura) à prova de vazamentos ou em bolsa de transporte própria para viagens, à prova de vazamentos;

– A documentação obrigatória é o Atestado Sanitário fornecido por médico veterinário, para o Trânsito de Cães e Gatos, emitidos em até dez (10) dias antes da viagem e Carteira de vacina atualizada, inclusive a vacina antirrábica. Na ausência da documentação devida o embarque será negado.

Foto: Sandy Robins

Durante a viagem o pet, dentro da caixa ou bolsa de transporte, fica acomodado nos pés do tutor. A wemobi permite que você compre a passagem da poltrona ao seu lado para acomodar melhor o seu bichinho.

 

Regras da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

As empresas de transporte rodoviário seguem as orientações previstas nas regras da ANTT, que são as seguintes:

– Só é permitido o transporte de animais considerados de pequeno porte (até 10kg), para que o pet fique confortável e não afete a viagem de outros passageiros;

– Só podem ser transportados no máximo dois animais por coletivo, sendo 1 por passageiro;

– É obrigatória a apresentação do Atestado Sanitário para Trânsito de Cães e Gatos. O documento é fornecido por um veterinário e deve ser emitido, no máximo, 10 dias antes da viagem;

 

Entretanto, lembre-se que cada empresa contém suas próprias regras, então verifique bem para não ter problemas no transporte.

 

Vai viajar de ônibus e levar seu pet? Então confira aqui embaixo dicas de como ter uma viagem tranquila e sem dor de cabeça com seu bichinho!

 

1. Organize-se

A primeira e mais importante dica ao planejar uma viagem com um pet, é organizar-se ao máximo! Portanto, planeje muito bem o trajeto, calcule o tempo de viagem e tente pensar em todos os possíveis contratempos que podem acontecer.

Ao fazer isso, você antecipa e evita momentos estressantes para você e seu bichinho. Lembre-se que para ele, a viagem por si só já pode ser um momento de tensão, então faça de tudo para tornar o trajeto leve.

 

2. Adapte seu cão

Viagens de ônibus podem ser longas e, no veículo, o pet deve permanecer o tempo todo dentro da caixa de transporte. Então, antes de incluir o seu bichinho de estimação na viagem, verifique se ele ficará bem em um espaço confinado durante muito tempo.

Uma boa dica para que seu cão não fique estressado, é adaptá-lo à caixa pelo menos 15 dias antes da viagem. Para isso, você pode deixá-la aberta em um ambiente acessível, permitindo que ele conheça e entre no espaço. Além disso, mantenha-o na caixa por pequenos períodos durante o dia, com objetos e brinquedos, para que vá se familiarizando.

 

3. Canse o seu pet

Sempre antes de uma viagem, independente do meio de transporte, canse o seu pet o máximo possível. Faça um longo passeio, brinque e dê muito carinho, pois tudo isso ajudará a mantê-lo desestressado e provavelmente o fará dormir durante o trajeto.

 

4. Leve itens do pet na mala de mão

Não esqueça de separar alguns itens do seu pet na mala que fica junto com você no ônibus. É importante levar potinhos para oferecer água e ração durante as paradas, um saquinho com uma porção de ração, petiscos para fazer um agrado, coleira e guia para mantê-lo por perto e, se couber, um colchonete ou mantinha para acomodá-lo nos momentos de descanso.

Dica: Nunca esqueça de colocar uma plaquinha de identificação com um contato de emergência no seu cão. Isso ajudará na segurança dele em qualquer situação.

5. Verifique as vacinas e proteções necessárias

Em uma viagem com um animal, é essencial estar com a carteira de vacinação atualizada em mãos. Cada transporte tem suas próprias regras, então não esqueça de verificar as vacinas necessárias para o embarque.

Além disso, se for ficar em um hotel ou outra hospedagem com uma empresa, confira também as vacinas exigidas pelo local. Nada de estragar uma viagem por falta de atenção!

Dependendo do destino, fique atento também às proteções necessárias para manter a saúde do seu bichinho, como protetor solar, repelente, antipulga, protetor para carrapatos, entre outros.

Para mais dicas de como preparar uma mala com tudo o que é necessário para uma viagem com pet, confira nossa matéria clicando aqui.

 

Por fim, esse ainda é um assunto muito novo e polêmico. Durante nossas pesquisas, acabamos nos deparando com diversas informações desencontradas, porém fizemos o melhor para trazer para vocês um conteúdo atualizado e confiável!

Você já viajou de ônibus com o seu pet? Deixe aqui nos comentários a sua experiência!

Para mais conteúdos como esse, siga também as nossas redes sociais:

Escrito por: Marina Camaño

jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); jQuery('body').bind("DOMSubtreeModified",function(){ setTimeout(function(){ jQuery('.pagination .alignleft a').text('« Página anterior'); jQuery('.pagination .alignright a').text('Próxima página »'); }, 1800); });